Bahia

Rui Costa deve anunciar novo desembargador do TJ-BA nesta 5ª

06/11/2019


Especulação é que José Aras seja escolhido | Foto: Divulgação

O governador Rui Costa pode anunciar nesta quinta-feira (7) quem será o novo desembargador do quinto constitucional da advocacia do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Desde abril, a lista com os nomes de José Aras, Gildásio Rodrigues Alves e Marcelo Junqueira Ayres está no gabinete do governador.

A sinalização é que o governador escolha o advogado José Aras para o posto. As chances do advogado aumentaram após a ascensão de Augusto Aras, seu primo, ao cargo de procurador geral da República.

SAIBA MAIS

Os advogados José Aras, Gildásio Rodrigues Alves e Marcelo Junqueira Ayres foram eleitos, na manhã desta quarta-feira (10), para a lista tríplice do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Ao todo, 58 desembargadores votaram. Dezoito votaram em branco, já três anularam. Gildásio, que é próximo ao atual presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto, teve 31 votos. Já José Aras, que integra uma tradicional família da área do Direito na Bahia, recebeu 30. O ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Marcelo Junqueira Ayres, genro do secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, teve 29 votos. A lista segue agora para o governador Rui Costa (PT), que irá escolher o novo magistrado da Corte baiana.

Vice-presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Ana Patricia Dantas Leão, foi convidada para integrar a mesa da presidência durante a votação. O fato inédito foi visto como uma sinalização de um clima amigável do TJ-BA com a entidade dos advogados.

No final da sessão, Ana Patricia disse que a eleição de hoje foi uma das “mais democráticas”. “Nós tivemos, na primeira fase, mais 12 mil advogados participando do processo democrático para formação desta lista, que foi encaminhada para o tribunal. É um momento de grande alegria”, declarou.


Bahia Notícias


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.