Internacional

Sem máscara, Trump discursa para apoiadores na Casa Branca

Presidente americano discursou para apoiadores reunidos na Casa Branca e disse que se sente 'muito bem'

10/10/2020


O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa da varanda da Casa Branca para apoiadores reunidos no gramado do sul durante um comício de campanha em Washington, neste sábado (10) — Foto: Tom Brenner/Reuters

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez o primeiro evento público de campanha neste sábado (10) desde que foi diagnosticado com Covid-19. Ele discursou para apoiadores reunidos no jardim sul da Casa Branca.

Trump deixou o hospital na segunda-feira (5), onde ficou internado por três dias após o diagnóstico de Covid-19. A doença surgiu durante um momento crítico na campanha para a eleição de 3 de novembro. Pesquisas de opinião mostram que o democrata Joe Biden está à frente de Trump nacionalmente, mas de forma mais estreita em alguns dos Estados que podem determinar o resultado.

Segundo informações da agência Reuters, o presidente ainda não recebeu da equipe médica a certificação de que está livre do vírus, mas foi liberado para retomar compromissos públicos neste sábado.

Trump falou de uma sacada da Casa Branca para cerca de 2 mil pessoas reunidas no gramado abaixo. O presidente surgiu utilizando uma máscara branca, que foi retirada em seguida antes do início do discurso.

Ele disse que se sente “muito bem” e que o país vai derrotar o “vírus chinês” com terapias poderosas, remédios e que uma vacina estará disponível “muito em breve”, mas não especificou datas.

Semana cheia
De acordo com sua campanha, Trump deve realizar um comício no centro da Flórida nesta segunda-feira (12), estado que precisa conquistar para ter esperanças de um segundo mandato. Na terça (13), ele deverá encontrar apoiadores na Pensilvânia e na quarta (14) em Iowa.

Ainda restam dúvidas sobre se Trump, que anunciou que tinha o vírus em 2 de outubro e passou três noites em um hospital militar, está em fase de contágio.

Em uma aparição na Fox News na noite de sexta-feira (9), Trump disse que foi testado novamente para o vírus, mas não revelou o resultado. Ele também disse que parou de tomar medicamentos para combater a Covid-19.

“Eu me sinto muito forte”, declarou Trump.

Trump e seu governo enfrentam críticas pelo modo como lidam com a pandemia, incluindo uma abordagem negligente do uso de máscaras e do distanciamento social na Casa Branca e – nos últimos dias – com mensagens confusas sobre a saúde do presidente. As informações são do G1.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.