Ceará

Semace registra recorde de multas ambientais durante a pandemia

Balanço de 2020 da autarquia revela aumento de 529% a mais do valor do ano anterior

Na contramão de uma perspectiva de calmaria devido ao isolamento social – dentro do contexto de pandemia – os crimes ambientais no Estado aumentaram significativamente no ano passado. O balanço realizado pela Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) aponta aumento de 529% a mais no valor de multas ambientais aplicadas em comparação com o ano de 2019.

Em 2020, a Difis fechou o ano com relatório apresentando mais de 46 milhões de multas ambientais aplicadas. Já em 2019, ainda sem o cenário de pandemia, o mesmo tipo de levantamento feito pela diretoria apresentou resultado de quase 8,7 milhões. “O trabalho da Difis continua vigilante no combate aos crimes ambientais e a pandemia não interferiu nessa função”, declara a diretora de Fiscalização da Semace, Carolina Braga.

Ainda conforme a diretora, em 2021, esses números podem aumentar com a integração junto ao Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) nas atividades de fiscalização. A parceria com o órgão tem como intuito ampliar a cobertura do Poder Público. “Vai dar mais agilidade ao atendimento de denúncias e fortalecer o combate aos crimes ambientais”, explica a gestora de fiscalização da Superintendência.

“É importante salientar a sociedade que, não é porque estamos em uma época de pandemia e suas consequências, que a pauta ambiental deixou de ser relevante. Muito pelo contrário: ela passa a ser mais importante ainda, porque ela tem reflexos direto na qualidade de vida das pessoas”, observa Carolina.

Segundo a Difis, muitos crimes ambientais não são conhecidos pelos seus infratores. A negligência e o desconhecimento são as principais causas.

Como denunciar

Os canais de atendimento para registros de denúncias na Semace são:

Disque Natureza: 0800.275 2233

Ouvidoria da Semace: telefone (85) 3101.5520 ou através do site www.ouvidoria.ce.gov.br ou através do aplicativo da Semace Mobile.

*Secom CE

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp