Internacional

South African Airways vai demitir todos os funcionários e fechar as portas

19/04/2020


Em um documento obtido com exclusividade, a estatal South African Airways informa que irá demitir todos os seus funcionários até o final do mês e que não vê alternativas senão fechar suas portas.

O Airbus A350 oi a última aeronave a ser adquirida pela South AfricanO documento foi obtido de fontes próximas da empresa, e reiterado pelo site sul-africano Mail&Guardian. Nele, a empresa cita que, após o único acionista da empresa (o governo da África do Sul) informar que não faria mais novos investimentos, a empresa não vê mais possibilidade de resgate e irá à falência.

No documento, que você vê abaixo, é citado um acordo entre as partes envolvidas na Recuperação Judicial (a própria aérea, sindicatos e credores), as quais acordaram a demissão de todos os funcionários até o dia 30 deste mês de abril.

Um pacote de indenização será calculado baseado na compensação de uma semana de trabalho de cada ano trabalhado. Ao todo são 4.700 pessoas que fazem parte do quadro de colaboradores da South African. O cálculo da compensação deverá funcionar da seguinte maneira: o funcionário que trabalhou seis anos na empresa e em 2019 recebeu R$ 100 mil reais de salário, receberá como compensação o equivalente a seis semanas de trabalho, ou R$ 1.923,00.

Os valores serão calculados ano a ano e somados para um montante final. Este pacote será a única ajuda que a empresa fornecerá aos ex-funcionários, com excessão das aposentadorias já em vigor.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.