POLÍTICA

TSE diz que precisou trocar 310 urnas em todo País

Em balanço parcial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral no fim da manhã deste domingo (7), 310 urnas precisaram ser trocadas em todo o País. O que corresponde a 0,06% do total de 454.493 dispositivos instalados para viabilizar a votação. Os dados foram repassados ao TSE pelos tribunais eleitorais de cada região.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, disse neste domingo que o dia das eleições é a “data magna de celebração da democracia”. Em entrevista coletiva na sede do tribunal, a ministra destacou a democracia e a igualdade de voto entre os eleitores. “Em uma sociedade com tantas desigualdades como a nossa, essa igualdade reafirmada no voto nos enche de alegria”, afirmou.

A ministra Rosa Weber destacou as dimensões continentais do País e disse que isso se reflete na complexidade do sistema eleitoral e na logística necessária no preparo das eleições. “Essa amplitude nos enriquece, mas também traz dificuldades para a nossa logística”, completou.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também participa da entrevista, ressaltou que houve um “preparo intenso” em todos os órgãos envolvidos na eleição. “Não há qualquer improviso no curso do processo eleitoral”, completou.
Raquel ressaltou que o trabalho de órgãos eleitorais para assegurar a possibilidade de o eleitor exercer seu voto “com liberdade e de acordo com sua escolha”. “Perante a urna, cada brasileiro é igual ao outro”, completou.

DETENÇÕES – Num balanço preliminar da Polícia Federal, até as 10h deste domingo (7), 134 eleitores foram detiddos e conduzidos para as sedes das superintendências da corporação, após terem sido pegos em atitudes suspeitas de crime eleitoral. Os dados foram divulgados pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições, em Brasília, no Distrito Federal. O maior número de casos, 13 deles, ocorreu no Ceará. O crime mais praticado é o transporte ilegal de eleitores. Também houve casos de boca de urna.

Agência Estado


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp