PERNAMBUCO

UFPE comemora 70 anos

Os 70 anos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) serão comemorados durante um ano. A partir de 11 de agosto, quando a principal instituição de ensino superior do Norte e Nordeste relembra a data, atividades serão realizadas no Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão – e vão durar até 2017. O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, visitou o Diario na manhã de ontem para divulgar a agenda de celebrações.

Recebido pelos presidente do Diario, Alexandre Rands, e pelo vice-presidente institucional, Maurício Rands, Anísio comentou as conquistas e desafios da UFPE. “No ranking (Universitário) Folha, somos a 10ª melhor universidade do país. Estamos sempre atentos aos rankings. Temos uma equipe que avalia esses resultados”, afirmou o reitor.

De acordo com a pesquisa Mestres e Doutores 2015: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira, lançada ontem, Pernambuco é o 10º estado do país com o maior número de mestres e doutores por cada 100 mil habitantes. Só na UFPE, são 12,7 mil estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Além deles, a comunidade universitária é formada por 30,7 mil alunos de graduação; 4,2 mil servidores e 2,8 mil professores.

As celebrações pelos 70 anos serão voltadas a todos os funcionários, estudantes e docentes da comunidade. "Nosso objetivo é aumentar o sentimento de pertencimento deles com relação à UFPE. Nos últimos cinco anos, por exemplo, contratamos 851 novos docentes. Queremos reforçar a identidade da universidade", disse. Para as comemorações, estão previstas exposições, debates e intervenções culturais nos campi.

Batizado de Tempos Transversos, o ano comemorativo será dividido em três partes: passado, presente e futuro. As primeiras atividades serão voltadas para o resgate da memória relacionada à universidade e da história das faculdades. Depois, a programação será voltada à realidade atual da instituição. Por fim, haverá uma série de atividades para debater o futuro da UFPE.

“Se agora iniciamos as celebrações dos 70 anos de criação da Universidade do Recife é para reafirmar que nossa tradição nos obriga a olhar permanentemente para o futuro”, escreveram Anísio e a vice-reitora da UFPE Florisbela Campos no convite do aniversário.

Reconhecimento

A Federal de Pernambuco foi considerada a melhor instituição de ensino superior do Norte e Nordeste pelo QS University Ranking 2016, elaborado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds. A UFPE ficou na 15ª colocação no Brasil. Entre 2015 e 2016, a insituição pernambucana subiu uma posição na tabela nacional. Na lista, a universidade aparece em 44º lugar na América Latina, duas posições melhores em relação ao ranking do ano passado. A nota geral da UFPE foi 67,8.

Diário de Pernambuco


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp