O mercado brasileiro de veículos desacelerou em março, impactado por efeitos de calendário e preços maiores, informou nesta quarta-feira (2) a associação que representa concessionários do País, Fenabrave.
As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em março somaram 240,8 mil unidades, queda de 7% sobre o volume licenciado em fevereiro e recuo de 15% sobre o total emplacado em março de 2013.
Segundo a Fenabrave, a incidência do Carnaval em março retirou dois dias úteis de vendas do calendário do mês. Além disso, o preço médio dos veículos cresceu diante da obrigatoriedade de inclusão de equipamentos de segurança (ABS e airbags) e pela redução de estoques com desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados.
Pesou ainda no desempenho do mês passado, movimento de antecipação de compras ocorrido em janeiro, afirmou o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti.
No trimestre, as vendas de veículos somaram 812,8 mil unidades, queda de 2% sobre os três primeiros meses de 2013.
A Fenabrave manteve suas previsões para o ano "em função da alta volatilidade da economia e das questões que envolvem a política do País". A entidade contempla dois cenários. O otimista é de estabilidade nas vendas e o pessimista é de queda de cerca de 3,6%.
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