BRASIL

Vettel vence, ratifica domínio na Índia e vira tetra mais jovem da F-1

Sebastian Vettel não foi brilhante neste domingo, mas seguro. Mas Sebastian Vettel é brilhante, mesmo quando prioriza a segurança. Ajudado por um problema no câmbio de Mark Webber, o alemão venceu o Grande Prêmio da Índia e se tornou o mais jovem tetracampeão da história da Fórmula 1. O Grande Prêmio da Índia foi incluído no calendário da Fórmula 1 em 2011. Nas duas edições anteriores, Vettel foi pole position e liderou de ponta a ponta. Ele voltou a dominar os treinos neste ano, largou na frente, mas chegou a ter a primeira posição ameaçada.

Vettel fez uma parada nos boxes na terceira volta e caiu para a 17ª posição. Então, fez uma corrida de recuperação até encostar em Mark Webber, companheiro dele na Red Bull. Os dois pilotos optaram por estratégias diferentes, e isso até colocou um pouco de emoção no trecho intermediário da corrida.

Quando Webber teve um problema no câmbio, porém, o caminho ficou aberto para Vettel. Se a vitória dele correu algum risco, o título sempre esteve nos braços do alemão. Ele precisava apenas de um quinto lugar para ser campeão independentemente de outros resultados.

Com a quebra de Webber, Nico Rosberg ficou com a segunda posição. Ele acabou mais de 25 segundos atrás de Vettel, o que mostra um pouco o quanto o alemão sobrou. Romain Grosjean completou o pódio, e o brasileiro Felipe Massa chegou em quarto.

Anteriormente, apenas três pilotos haviam atingido a marca de quatro títulos da Fórmula 1. Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Michael Schumacher são os únicos companheiros de Vettel no panteão dos tetracampeões.

Fangio amealhou o quarto título em 1956, quando tinha 45 anos. Prost tinha 38 em 1993, quando fechou sua quarta temporada vencedora. Michael Schumacher chegou à quarta conquista em 2001, aos 32 anos.

Os 26 anos de Vettel são uma medida do quanto o alemão tem sido precoce e dominante na Fórmula 1. Além de ser o tetracampeão mais jovem da história, ele foi o terceiro em todos os tempos a obter quatro conquistas consecutivas – Prost chegou aos títulos em anos separados.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp