POLÍTICA

Walter Santos analisa videoconferência entre Bolsonaro e governadores, aponta civilidade, mas ressalta que faltou alinhar tratamento único à Covid-19

O publisher e analista político da Revista Nordeste, Walter Santos, esmiuçou a reunião que ocorreu entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, com os governadores de todos os estados do País, além do Distrito Federal, nesta quinta-feira (21), onde houve o debate e anúncio do socorro financeiro aos entes federativos na ordem de R$ 60 bilhões, considerado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também participou da reunião ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, como o maior incentivo financeiro da história do Brasil.

Segundo o publisher, a civilidade foi o ponto chave do dialogo que trouxe o consenso entre os chefes de Executivo e Legislativo, porém, a mesma unidade em medidas de combate ao novo coronavírus não recebeu a reciprocidade dos gestores e parlamentares, deixando em aberto o tema central a ser tratado com políticas públicas de enfrentamento.

Confira na íntegra a análise:

Enfim, a civilidade se impõe no acordo entre Bolsonaro e governadores; faltou alinhar tratamento único à Covid-19

Há de se registrar como fato relevante o saldo da videoconferência entre o presidente Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado e Câmara Federal e os governadores dos 26 estados, além do Distrito Federal, selando acordo para Sanção presidencial do Socorro Emergencial a Estados e Municípios na ordem de R$ 109,5 bilhões, cujo repasse acontecerá até dia 31 deste mês.

Mas, cá pra nós, como andávamos atrasados no âmbito das relações institucionais que bastou sentar à mesa sem agressões para alinhar condutas e formas para a excepcionalidade dos tempos atuais!

A postura do governador se São Paulo, João Doria, de convergir e ressaltar o gesto do presidente, bem define a qualidade do encontro.

AINDA HÁ VETOS 

No contexto, ressalte-se ainda o consenso gerado pelos governadores e o Planalto para convergir o veto de aumento salarial nos âmbitos de estados e municípios, à exceção da Paraíba e Espírito Santo.

A propósito da videoconferência, deva-se registrar o papel negociador de Rodrigo Maia e Alcolumbre, pois atuaram bem na mediação.

FALTOU COVID-19

Embora tenha havido avanços, não se pode negar que houve desperdício de tratamento no encontro de alinhamento entre União e Estados na condução de políticas para COVID-19.

Este é um aspecto importante a merecer novo alinhamento urgente porque tudo passa pelo combate eficiente ao novo coronavírus.

De sorte, que avançamos de alguma forma sem crise ampliada.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp