Nordeste

Welligton Dias debate com equipe de governo investimentos de cerca de 300 milhões na Saúde

PRO Saúde tem objetivo de alavancar o desenvolvimento da área no Piauí

03/09/2020


Imagem reprodução - Chefe do Executivo piauiense debate investimento na saúde do Estado

Revista Nordeste

O governador Wellington Dias coordenou, nesta quarta-feira (2), uma reunião com superintendentes e equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para tratar do PRO Saúde, programa inserido no PRO Piauí II, plano de investimentos que visa alavancar o desenvolvimento do estado. Estão previstas ações de infraestrutura física, tecnológica e capacitação de pessoal, visando oferecer um atendimento humanizado e eficiente ao público na rede estadual de saúde.

O plano de melhoria de infraestrutura de hospitais prevê reformas, ampliações e construções de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Dentre as obras principais, são destaque a Nova Maternidade de Referência do Piauí (Teresina); a reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba); além da construção do novo Hospital de Picos.

As unidades de saúde também serão contempladas com novos equipamentos. O investimento em infraestrutura tecnológica prevê a implantação de sistemas compatíveis com mecanismos e aplicativos modernos, visando dar agilidade e humanizar os atendimentos.

“Queremos uma reorganização da rede, investimentos em desenvolvimento funcional e capacitação de nossos recursos humanos, os servidores da Sesapi. Isso resultará num avanço histórico da saúde pública no Piauí”, pontuou Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.

O PRO Saúde prevê uma reestruturação da rede. Entre os objetivos espera-se a redução da mortalidade materna, na infância e demais ciclos de vida, além de uma melhor resolutividade e capacidade de resposta nas regionais de saúde. O investimento estimado é de R$ 300 milhões, sendo parte do recurso já aplicado durante o período de pandemia.

“O PRO Saúde garante sistematização, organização do nosso sistema em oito regiões de saúde, pensando em toda a população, nos 224 municípios. Vamos garantir atendimento de qualidade na parte de média e alta complexidade, exames, cirurgias e UTI”, disse o governador Wellington Dias.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.