Rio Grande do Norte

100 Anos de Paulo Freire e a ogeriza pela pedagogia conscientizadora humana diante da exploração

Durante toda a história da civilização brasileira faz tempo que há segmentos na sociedade a insistir na recusa da educação de todos, sobretudo quando tem conscientização do papel social de cada um nesta mesma sociedade.

Neste domingo, 19, eis que a maior estrutura de Internet do mundo, o Google, homenageia o educador brasileiro Paulo Freire expondo sua imagem em todos os canais do planeta. Reconhecimento global é a síntese deste gesto dominical.

QUEM É

Paulo Freire percorreu o mundo provando que é possível, sim, educar pessoas nos vários níveis adequando a metodologia e a pedagogia ao habitat e símbolos de onde moram as pessoas.

 

Num ambiente de semi-árido e escassez de água, por exemplo, não é sensato ensinar às pessoas que “vovó viu a Uva” – porque a Uva é impossível de existir ali.

 

Paulo Freire uniu a adequação ambiental gerando consciência crítica dos educandos mostrando que a dureza da vida não era milagre e sim fruto da realidade econômica da sociedade afetando a parte social deles em face das desigualdades.

 

Como parte deste reconhecimento, a Revista NORDESTE traz farto material na próxima edição,  inclusive entrevista com professor doutor Afonso Scocuglia, um dos mais importantes estudiosos da obra em que atesta a força de Paulo Freire além de Angicos/RN , onde teve experimento de alta repercussão

Em síntese, neste domingo o mundo civilizado reverencia a alta importância de Paulo Freire.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp