INTERNACIONAL

POLOS DIGITAIS: Os clusters físicos podem entrar em colapso, avalia Steve Blank

Empreendedor do Vale do Silício ajudou a moldar a forma como as startups são construídas

TECNOPUC/DIVULGAÇÃO/JC

 

A sua região é um local onde os empreendedores conseguem levantar US$ 100 milhões para desenvolver os seus projetos? É capaz de funcionar como um ímã que atrai pessoas de todo o mundo ou, pelo menos, de seu país para estarem ali construindo juntas novas ideias?

 

Na era pré-Covid, se essas respostam fossem sim, a sua cidade ou região poderia ser considerada um cluster de inovação.

 

Professor adjunto em Stanford e pesquisador sênior em Inovação na Columbia University e conhecido por desenvolver a metodologia que lançou as bases para o movimento Lean Startup e por mudar a forma como as startups são construídas, Steve Blank usava essas referências para classificar se uma região era ou não um cluster de inovação.

 

Mas, no meio do caminho existiu a Covid-19, que acabou acelerando mudanças e mostrando, por exemplo, que as empresas podem, sim, se tornar virtuais.

 

Em um cenário como esse, pode não ser mais necessário estar em um determinado lugar, como Vale do Silício, Nova York, Londres ou Pequim para arrecadar esses US$ 100 milhões.

 

“Acho que podemos estar diante de um possível colapso dos clusters físicos, de uma forma que nunca pensei que seria possível”, aponta Blank, que participou recentemente do Tecnopuc Talks, uma hora de conversa mediada pela equipe do Tecnopuc Startups.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp