NORDESTE

Nordeste registra queda na busca de consumidores por crédito em agosto

 

Em agosto, no Nordeste do país, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, houve queda na busca dos brasileiros por recursos financeiros em todas as Unidades Federativas (UFs), sendo o Maranhão o estado com a menor retração (-5,6%) e, Paraíba, a maior (-15,1%). Confira os dados da região no gráfico a seguir:

 

 

 

 

Na visão nacional, em agosto de 2024 houve retração de -6,9% na busca dos brasileiros por recursos financeiros na variação anual, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esta é a maior queda do ano até agora e, na visão por renda pessoal mensal, aqueles que recebem até R$ 500 foram os que menos procuraram no período. Veja os dados nos gráficos a seguir:

 

 

 

 

“A taxa Selic elevada torna o crédito mais caro e menos acessível, enquanto a inflação persistente corrói o poder de compra das famílias, forçando-as a priorizar gastos essenciais. Além disso, a incerteza econômica e o aumento do desemprego criam um ambiente de cautela, onde tanto consumidores quanto empresas hesitam em assumir novas dívidas. Esse cenário é agravado pelo alto nível de endividamento já existente, que limita ainda mais a capacidade de buscar novos financiamentos. Em tempos de volatilidade, a estabilidade financeira se torna uma prioridade”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 

 

Apenas duas Unidades Federativas (UFs) não demonstraram queda

 

 

Em agosto, apenas os estados do Amazonas (15,4%) e Amapá (7,5%) não demonstraram queda na demanda dos consumidores por crédito. Confira o levantamento completo por Unidade Federativa (UF) no gráfico abaixo:

 

 

 

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

 

Metodologia do indicador

 

 

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


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