PARAÍBA

A história e vínculo de Tânia Bacelar com a Paraiba se confundem com sua trajetória progressista de valor reconhecido, agora cidadã paraibana

Sexta-feira, 13 de abril de 2023. Eis a data para ficar na história pelo que conduz consigo com a entrega pela Assembléia Legislativa do título de Cidadã Paraibana à professora, economista e cientista social Tânia Bacelar – ícone do Pensamento vanguardista do Desenvolvimento Sustentável do Nordeste brasileiro, especialmente.

 

A deputada estadual Cida Ramos acertou no alvo ao propor tamanho reconhecimento diante de uma personalidade com muito vínculo com a Paraiba e paraibanos, a partir do fato de ser casada com o também economista Alcindo Araújo, natural de Aparecida – que, poucos sabem, foi da equipe revolucionária de Antônio Mariz em 1963 na Prefeitura de Sousa adotando Carteira de Trabalho nos anos 60, assistência humanista popular e ainda com prefeito prestando contas na Rádio Progresso quando nunca se tinha isso como hábito.

HISTÓRIA PROFUNDA

 

Tânia Bacelar é personalidade muito identificada com paraibanos de liderança reconhecida, a exemplo de Celso Furtado de quem foi aluna e aliada, do ex-governador Antônio Mariz, seu amigo e cumplice, do economista renomado Ronald Queiroz e diversas outras autoridades como o governador João Azevedo e o ex-governador Ricardo Coutinho desenvolvendo projetos de vanguarda.

 

A rigor, nos últimos 50 anos ela significou presença permanente na construção do futuro do Estado, portanto, tem méritos de sobra para receber a condição de Cidadania paraibana relevante.

 

A FIGURA ÚNICA

 

Por fim, Tânia Bacelar se traduz em vida na figura da mais importante Pensadora sobre o Nordeste brasileiro na atualidade, especificamente, algo que a faz singular sem nenhuma concorrência.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é a que vê…”


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp