Brasil

A simbologia da viagem estratégica de Lula ao Nordeste causa efeitos

Quem acompanha os bastidores da política nacional e internacional sabe que este domingo, 15, é marco importante para o futuro da candidatura do ex-presidente Lula na direção de 2022 porque começa por Pernambuco a costura de uma recomposição com o PSB em nivel fundamental para a nova fase do líder petista. Aliás,  ele já está em Recife.

 

O Nordeste cumpre papel muito especial no conjunto e histórico do PT é de Lula porque ao longo dos anos de governo petista os 9 estados tiveram, como de sorte as regiões, um tratamento sócio-econômico pujante com resultados sociais extraordinários.

 

Neste contexto, precisamos entender claramente o papel que Pernambuco exerce nesta fase e conjuntura porque implica na possibilidade concreta de recomposição do PT com o PSB, depois de uma longa fase de distanciamento.

 

Aliás, pelo tom e perfil contemporâneo de Lula há que se registrar a importância do PSB no processo, tanto que está previsto jantar na noite deste domingo no Palácio das Princesas mas, pelo andar da carruagem, o ex-presidente do pretende e deve ampliar sua política de apoios porque somente assim ele tenderá a ampliar a vantagem eleitoral hoje diante do presidente Bolsonaro, seu principal adversário de agora.

 

DEMAIS ESTADOS

 

Pela agenda do presidenciável,  Rio Grande do Norte será o segundo estado a ser visitado onde será recepcionado pela governadora Fátima Bezerra, do PT, diante de sua candidatura a reeleição à merecer ser turbinada, conforme apontam as pesquisas.

 

Mas o ex-presidente ainda estará no Piauí, Maranhão, Ceará e Bahia articulando apoios a partir do PT e PSB, mas atraindo outras lideranças também do campo da Direita, visando ampliar os apoios de Frente Ampla sabendo que enfrentará o ódio dos setores conservadoras da sociedade.

 

O fato é que neste contexto de presente na direção do futuro, o Nordeste cumpre papel fundamental.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp