CEARÁ

Abrir empresa no Ceará ficará mais simples; Serviço pioneiro foi lançado nesta terça-feira

Com uso de Inteligência Artificial, por meio de um bot, a Junta Comercial do Estado do Ceará, coloca em prática a abertura de empresas pela plataforma WhatsApp.

 

O serviço intitulado “Empresa Mais Simples: Abre no Zap” foi lançado, nesta terça-feira (23), pelo Governo do Ceará.

 

O Estado é o primeiro no Brasil a disponibilizar a abertura de empresas pelo aplicativo, oferecendo um processo gratuito, simples e acessível.

 

O anúncio  feito pelo governador Elmano de Freitas aconteceu durante reunião do Conselho Estadual das Micro e Pequenas Empresas, às 9h, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

 

“É um avanço tecnológico importante para o nosso povo, para o nosso estado. Vamos facilitar a vida daqueles que empreendem. No caso do Ceará, quase um milhão de empresas são de pequenos negócios. Dessas, a ampla maioria forma a grande parte dos empregos no estado. Isso também favorece oportunidades de emprego para o nosso povo”, afirmou o governador.

 

O fluxo de abertura de empresas possui linguagem simples e ocorre por meio de uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para guiar o empreendedor até a conclusão do registro da empresa.

 

O serviço pode ser acessado por meio do contato 3108-2920 no WhatsApp para dar início ao processo.

 

“Antes, tínhamos uma realidade que pra abrir uma empresa no Ceará era uma saga que demorava de 145 a 200 dias. Hoje, com o Empresa Mais Simples, esse processo é automático. Acreditamos que inovação promove a eficiência, por isso a utilização da ferramenta de WhatsApp vem para unir todo esse esforço que foi feito lá atrás. O WhatsApp é usado por todo mundo, sendo o Brasil o terceiro país em utilização dessa ferramenta”, detalhou a presidente.

 

 

Carolina Monteiro, presidente da Jucec. Foto: Ascom Jucec

 

 

Ainda segundo ela, a formalização é fundamental para que o empreendedor consiga ter acesso a linhas de crédito, apoio e oportunidades que fortaleçam o negócio. “Queremos incluir as pessoas a se formalizarem desde o pequeno, desde o artesão, seja qual for a atividade econômica. Queremos convidar a fazer parte desse grande projeto de desenvolvimento econômico inclusivo, sustentável”, ressaltou Carolina Monteiro.

 

 

Como funciona

 

O serviço pode ser acessado por meio do contato (85) 3108-2920 no WhatsApp. É importante destacar que o cidadão também deve possuir conta Gov.br, como já acontece no Portal de Serviços, para assinar o contrato social.

 

 

 

O fluxo de abertura de empresas possui linguagem simples e ocorre por meio de uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para guiar o empreendedor até a conclusão do registro da empresa.

 

Para empresas de baixo risco, será possível ter acesso à formalização completa da empresa, conseguindo o contrato social, inscrições tributárias e a dispensa de licenciamento, caso o município escolhido para empreender já esteja integrado ao Programa Empresa Mais Simples.

 

A ferramenta vai possibilitar, ainda, o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário, incluindo todos os tipos de atividade e porte, sendo necessário a utilização do contrato padrão fornecido pelo sistema.

 

Municípios cearenses que já aderiram ao programa: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Acaraú, Mombaça, Quixeramobim, Ipu e Maracanaú. Para os demais municípios, ainda será possível concluir o registro da empresa na Jucec de forma automática.

 

Balanço

 

O primeiro trimestre de 2024 encerrou com o quantitativo positivo de 26.822 novas empresas registradas no Ceará, de acordo com o levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O período, que abrange os meses de janeiro, fevereiro e março, apresentou um saldo de mais de 8 mil novos negócios em relação ao total de encerramentos.

 

Os municípios do Ceará que mais se destacaram pelo quantitativo de empresas registradas são Fortaleza, em primeiro lugar com 13.185 aberturas, seguido por Caucaia, com 1.067, Juazeiro do Norte, com 1.051, Maracanaú, com 879, e Sobral, com 740 aberturas. Dentre os cinco destacados, três são municípios integrados ao Programa Empresa Mais Simples, que permite a formalização de empresas em até 5 minutos gratuitamente.

 

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, os números apontados são reflexo dos esforços da Junta Comercial em parceria com o Governo do Estado visando a melhoria do ambiente de negócios a partir da simplificação da abertura de empresas.

 

“A ações e serviços fornecidos aos empreendedores cearenses são pensadas para oferecer o máximo de acessibilidade. Nós queremos que todos tenham a oportunidade de realizar seus sonhos e dessa forma contribuir para a economia, sem que a burocracia seja uma barreira entre eles e o futuro” explica a presidente sobre a motivação que leva aos resultados positivos do Ceará.

 

O principal segmento do período foi o de Serviço, com 17.297, seguido pelo de Comércio, com 7.561, e Indústria, com 1.964. Por sua vez, as atividades econômicas mais utilizadas em registros empresariais no primeiro trimestre do ano foram a de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 2.095, seguida por Promoção de vendas, com 2.076, e em terceiro a de Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

 

*Matéria atualizada às 15h58


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp