NORDESTE

Adroaldo Quintela define significado do IDESNE: legado de Sérgio Storch

O professor Adroaldo Quintela é quem explica em texto produzido nesta quinta-feira, 30, a expressividade do também líder Sérgio Storch na criação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Ele revela:

“Muitas saudades e boas lembranças do amigo e mano Sérgio Storch. Ao criarmos este Instituto estamos reverenciando o legado e a memória de Sérgio.

Trabalhos juntos com lealdade, ética, dedicação, solidariedade, generosidade e honestidade. Sérgio era muito intenso e ansioso. Queria abarcar o mundo de uma só vez. Não foram poucas as vezes que quebramos o pau, visando puxar o freio de mão.

Entretanto quando entrávamos em acordo, cada um respeitava a opinião do outro. Não havia agenda oculta. Sérgio relatava todas as frentes de trabalho. Não eram poucas. Cresciam em progressão geométrica.Eu, também fazia o mesmo.

Talvez este comportamento expressasse o fato de não termos escolhido trilhar o caminho da academia, onde o ego impera. O professor/pesquisador é compelido a publicar, publicar, publicar e publicar em revistas relevantes para obter mais recursos de pesquisa nas agências de financiamento.

Neste sentido, a Universidade, a Capes e o CNPQ privilegiam o pensar e escrever individualmente. Incentiva o árduo trabalho de orientação de dissertações de mestrado e de teses de doutorado.

Da orientação emergem artigos escritos em parceria com os orientandos para publicação em revistas ou capítulos de livros, além do debate em congressos, seminários, etc.

Nós até sabíamos pensar e refletir. Mas éramos guiados pelo fazer, agir, criar e transformar utopias em realidade. Tínhamos prazer em transitar do concreto pensado para o concreto realizado.

Segundo o professor Carlos Mattus, os intelectuais escrevem sobre a história. Os militantes e ativistas fazem a história. Sérgio Storch escreveu parcela considerável da história do Círculo de Desenvolvimento Regional do Nordeste nor idos de 2020/21. Hoje estamos dando um passo à frente no legado de Sérgio, na medida em que estamos finalizando a primeira etapa da construção Instituto do Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Cada uma e cada um de nós também é um naco da memória de Sérgio. O eternamente amigo e irmão que diariamente fertiliza minha mente e me dá ânimo para andar um passo à frente, de mãos dadas com um monte de gente.

Adroaldo Quintela
Brasilia, 30/3/23.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp