Por Redação RNE
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instalou na noite desta terça-feira (9) a Frente Parlamentar Pernambuco-China, com objetivo de estreitar relações comerciais e institucionais, além de ampliar o intercâmbio cultural, tecnológico e de governos entre o estado de Pernambuco e a segunda maior economia mundial.
Na abertura dos trabalhos, o coordenador da Frente, deputado Waldemar Borges (PSB), destacou que, embora a China seja o principal parceiro comercial do Brasil, com transações que somaram 158 bilhões de dólares em 2023, Pernambuco ainda tem uma balança comercial tímida com o país asiático, da ordem de 509 milhões de dólares. Pernambuco ainda ocupa a décima posição entre os estados brasileiros no ranking de exportações para a China, representando 2,1% do total.
“A gente precisa avançar muito, daí a importância do que a gente inaugura aqui hoje. Que a gente possa fazer disso uma grande oportunidade”, enfatizou.
A instalação contou com a presença de representantes do Consulado-Geral da República Popular da China no Recife, do Governo Estadual e de diversos setores, como indústria, comércio, educação, saúde, entre outros.
A cônsul-geral da China em Pernambuco, Lan Heping, lembrou que neste ano é celebrado o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China. Em seu discurso, ela se disse feliz com o lançamento da nova parceria.
“Acreditamos que esta Frente Parlamentar poderá cumprir com sua promessa de promover o intercâmbio e a cooperação entre a China e Pernambuco em todas as áreas, beneficiando os dois povos e impulsionando a relação China-Brasil”, ponderou. Ela também expressou o desejo de trabalhar junto ao colegiado para promover benefícios recíprocos na economia, comércio, ciência, tecnologia, cultura e educação.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.