PERNAMBUCO

ANCITI Awards 2023 premia Recife, Petrolina e Ipojuca por projetos de inovação e tecnologia

A última edição de premiação da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras ocorreu, quinta-feira (6), no Rio de Janeiro

 

O ANCITI Awards 2023, premiação realizada pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), em parceria com a Bright Cities, premiou três municípios pernambucanos entre os 15 selecionados por apresentarem projetos sobre o tema “Desafios e Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas”. Recife, pela segunda vez consecutiva, ficou em primeiro lugar no ranking cidades com mais de 500 mil habitantes. Petrolina e Ipojuca conquistaram o quinto lugar nas categorias cidades de 100 mil a 500 mil moradores e cidades com até 100 mil habitantes, respectivamente.

 

Outras 7 cidades de várias partes do país foram selecionadas em destaques diversos. A premiação ocorreu quinta-feira (6), no primeiro dia do Smart Gov Brasil, evento nacional da ANCITI, cujo objetivo é discutir soluções de inovação e tecnologia na gestão pública, a fim de melhorar a qualidade de vida da população. A solenidade de entrega dos troféus aconteceu no Rio de Janeiro.

 

Para concorrer, os municípios precisaram responder questionário com 170 perguntas, além de apresentar as evidências dos resultados e realização dos projetos. A responsável pela execução dessa etapa do prêmio foi a Bright Cities, gov tech que faz diagnósticos das cidades e sugere soluções de inovação e tecnologia para superar os gaps encontrados nos mais diversos setores da administração pública.

O presidente da ANCITI, Johann Dantas comemorou o balanço das gestões municipais em 2023. “No primeiro dia do evento, estiveram aqui municípios que representam essa pluralidade do Brasil. Cidades de pequeno e médio portes têm um grau de maturidade muito claro sobre investimentos na área de tecnologia e a transformação que esse investimento causa na vida do cidadão”, pontuou. “E o mais interessante é que são cases criados dentro dos próprios municípios. A tecnologia está permitindo que o autodidata, que é aquele que fica na ponta, possa fazer tecnologia sem depender de grandes empresas”, completou.

DESTAQUES

 

Na categoria em que a capital pernambucana ficou em primeiro lugar (cidades com mais de 500 mil habitantes), as demais posições foram conquistadas por Curitiba (premiada em Barcelona como a cidade mais inteligente do mundo), Belo Horizonte (premiada em primeiro lugar no Enap pelo seu programa de inclusão digital que tem a maior rede de Wi-Fi gratuito do Brasil), Rio de Janeiro (investindo para se tornar a capital da inovação com tecnologias disruptivas e foco na economia verde) e Porto Alegre (utilizando a tecnologia para redução de filas para exames, consultas e cirurgias), respectivamente. Recife é reconhecido como o município que mais que dispara WhatsApp para empregar serviços municipais digitais do mundo.

 

“A capital pernambucana vem apostando nos processos de inovação aberta e ofertando, cada vez mais, serviços pelo aplicativo Conecta Recife aos seus cidadãos, sendo referência para todo o Brasil. Desde 2022, a prefeitura vem colecionado importantes premiações que reconhecem e selam o trabalho realizado. Agora, é com muita alegria que fechamos 2023 como cidade bicampeã do ANCITI AWARDS”, comentou o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida.

 

OUTROS RECORTES

 

No recorte Cidade com até 100 mil habitantes, os cincos primeiros colocados foram Jaguariúna (SP), com “incentivos fiscais e plantas de telecomunicação e tecnologia”; São Cristóvão/SE (solução avançada de iluminação pública), Lajeado/RS (investindo em espaços e inovação e formação), Itajubá/MG (estimulando a criação de empresas com base tecnológica) e Ipojuca/PE (destaque na área de tecnologia e segurança).

 

O ranking das cinco primeiras colocadas na categoria Cidade de 100 mil a 500 mil habitantes, ficou assim: Jundiaí/SP (investimento de 15 milhões em tecnologia para segurança e mobilidade), Pindamonhangaba/SP (com tecnologias que dão precisão ao ecossistema urbano), Valinhos/SP (com a inovação, transformou o município em uma cidade digital), Maringá/PR (eficiência e sustentabilidade) e Petrolina/PE (redução de gastos públicos com o uso da tecnologia). Aracaju/SE, Guarapuava/PR, Araguaína/TO, São Paulo/SP, São Luís/MA, Londrina/PR e Brasília/DF receberam reconhecimentos em destaques diversos.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp