NORDESTE

Bahia e Ceará lideram turismo no Brasil, segundo IBGE

Redação RNE *

 

A Bahia e o Ceará lideram respecivamente em 1º e 2º lugar o turismo no Brasil, em junho, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Em junho de 2024, o Brasil teve um crescimento no setor de 3,9%, em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto a Bahia registrou um aumento de 19,2%, o maior índice entre os estados, quase cinco vezes acima da média do país.

 

 

Para o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, os números do IBGE confirmam que a Bahia se preparou para ser o destino mais procurado pelos turistas. Segundo ele, a posição é resultado da forte atuação do governo baiano em qualificação, promoção, obras estruturantes e captação de voos e eventos, com ações transversais que envolvem outras instituições.

 

 

“O IBGE atesta que estamos no caminho certo. Colocamos a Bahia em primeiro lugar no turismo e temos a responsabilidade de manter essa posição, avançando com resultados ainda melhores. O Governo do Estado lidera esse processo, em parceria com os outros agentes que atuam no setor, para a geração de mais empregos e negócios em território baiano”, comemora o secretário.

 

 

Na segunda posição, o Ceará  teve um crescimento do volume da atividade turística de 14,4%, ficando atrás apenas da Bahia (19,2%). Na comparação com maio, mês imediatamente anterior, o resultado também foi positivo, de 5%, se destacando como o quarto melhor do país. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta terça-feira (13), pelo IBGE.

 

 

“O Ceará celebra mais um importante resultado, fruto de um trabalho focado em promover desenvolvimento econômico por meio da atividade do turismo. Esse crescimento reflete os investimentos que o Governo do Ceará tem feito em promoção, capacitações e atração de novos voos, por exemplo, facilitando a chegada de visitantes, gerando emprego e renda para os cearenses”, avalia o secretário-executivo do Turismo do Ceará, Jonas Dezidoro.

 

 

Quanto ao indicador de receita nominal de atividades turísticas, o mês de junho apresentou um acréscimo de 2,1% em relação a maio. Na mesma linha, o resultado ante junho de 2023 registrou uma alta de 15,3%.

 

 

*Com informações do Gov Ceará e GOV Bahia


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp