NORDESTE

Bahia e Pernambuco no Top 5 de estados com maior procura por financiamento de painéis solares

Mapeamento da plataforma Meu Financiamento Solar aponta que no Nordeste, os estados da Bahia e Pernambuco são os que concentram maior parte dos consumidores que já se utilizam de kits de energia solar nos telhados de suas residências, pequenos negócios e terrenos.

 

No caso da Bahia, que lidera na região Nordeste, com 9,3% e ficou em 3º no ranking nacional, da procura por financiamentos,  o estado possui mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência instalada em mais de 145 mil conexões operacionais, espalhadas por 417 cidades, ou 100% dos municípios da região. Atualmente são mais de 229 mil consumidores baianos de energia elétrica que já contam com o uso da tecnologia fotovoltaica. Pernambuco ocupa a 5ª posição, com 7,8% por financiamento de painéis solares no Brasil.

 

São Paulo lidera no Brasil

 

São Paulo é protagonista na produção de energia solar entre os estados brasileiros, registrando maior potência instalada de energia fotovoltaica na geração própria em telhados, pequenos negócios e terrenos. Segundo o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui mais de 3,9 gigawatts (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

O estado possui mais de 412 mil conexões operacionais, espalhadas por 645 municípios, ou 100% dos municípios paulistas. Atualmente são mais de 486 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

 

Pará, no Norte, é o segundo

Já o Pará possui mais de 106 mil consumidores abastecidos pela geração própria solar. O estado tem atualmente mais de 82 mil conexões operacionais da fonte fotovoltaica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, espalhadas por 143 cidades, ou 99,3% dos 144 municípios paraenses.

 

Para Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, a energia solar é acessível a todos os perfis de consumidores, tendo nas ofertas de crédito um fator determinante de democratização da tecnologia junto aos consumidores brasileiros.

“O crescimento exponencial do uso da energia solar em residências, empresas e propriedades rurais, sobretudo nos últimos dois anos, está ligado às soluções cada vez mais simplificadas de financiamento, bem como à queda no preço do kit solar e às altas tarifas de energia elétrica no Brasil”, explica a executiva.

 

TOP 5 estados com maior procura por financiamento de painéis solares no Brasil

São Paulo – 14,4%
Pará – 10,7%
Bahia – 9,3%
Mato Grosso – 8,5%
Pernambuco –7,8%

 

 

Fonte: Meu Financiamento Solar (1º trimestre de 2024)


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp