NORDESTE

Banco Mundial e Consórcio Nordeste formam parceria para estimular desenvolvimento regional

BRASÍLIA  O Banco Mundial e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste anunciaram uma parceria que visa fomentar o desenvolvimento dos estados que compõem aquela região do Brasil. O consórcio é formado pelos governos dos nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte eSergipe.

 

Os objetivos dessa cooperação, firmada por meio de um memorando de entendimento (MdE), são:

Desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga;
Explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento;
Promover a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, o desenvolvimento de plataformas digitais, melhores práticas em segurança cibernética e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais.

“Este MOU que estamos assinando hoje reflete nosso firme compromisso de cooperar com o desenvolvimento dos estados do nordeste brasileiro em quatro áreas-chave: transição energética, principalmente o desenvolvimento de hidrogênio verde e geração eólica offshore; engajamento comunitário; preservação da Caatinga; e desenvolvimento digital”, disse o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt. “Esperamos que este seja apenas o primeiro passo de um relacionamento de longo prazo”, completou.

 

“O Nordeste será o grande produtor de hidrogênio verde no mundo, já temos grandes investimentos em energias solar e eólica e vários empreendimentos que iniciarão suas atividades nos próximos anos. Essa parceria promoverá a troca de experiência, além de suporte técnico a projetos que contribuirão com o Desenvolvimento da nossa região”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo.

 

O Banco Mundial e os integrantes do consórcio compartilharão conhecimentos, ideias e lições aprendidas. Além disso, reunirão esforços e conhecimentos especializados, colaborando na organização e execução de projetos e/ou pesquisas, e avaliando periodicamente a eficácia do trabalho.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp