NORDESTE

Blog Carlos Romero, de artes e cultura universais, completa 1 ano de existência consagrando arquiteto e intelectual Germano Romero

Por Walter Santos

Há um tempo de comemoração da Paraiba para o mundo consolidando a imortalidade intelectual do escritor Carlos Romero, a partir de iniciativa ousada do filho, arquiteto, multimidia e visionário Germano Romero, agora celebrando 1 ano de atividade ininterrupta, a partir de João Pessoa.

 

É de sua lavra e inspiração e texto a seguir carimbando uma data a merecer comemorações.

 

UMA COMEMORAÇÃO SINGULAR EM NOME DO SABER LITERÁRIO E HUMANISTA

Germano Romero

Como forma de homenagear e manter acesa a afinidade de Carlos Romero com as letras, o blog que leva o seu nome, e há 13 anos abriga seus textos escritos frequentemente, se abriu há um ano, à participação e colaboração de autores diversos em uma nova feição gráfica.

 

O patrono, cronista que escreveu n’A União por cerca de 75 anos, sempre foi um homem antenado com a tecnologia digital. Sem grandes dificuldades, migrou da velha Remington para a máquina elétrica e em seguida para o computador. Logo se familiarizou com a internet e com o mundo Google. Nas viagens internacionais, costumava ler os jornais da terra no iPad e nos computadores dos hotéis.

 

Por causa dessa facilidade com o ambiente virtual, seu grande amigo e companheiro de viagem, Davi Lucena, o presenteou com um blog de crônicas que abrigou seus textos por 13 anos. No decorrer desse período, foram incluídos outros assuntos e matérias relacionadas com a música, cinema, ópera, idiomas, variedades que deram grande visibilidade à iniciativa.

 

Com o seu desenlace, há pouco mais de dois anos, o site ficou sem novos textos, mas permaneceu com seu vasto acervo bastante acessado. Para se ter uma ideia, o site registrou mais de 12 milhões de acessos durante o período de 12 anos, e, atualmente, é visitado em média por 5 a 7 mil leitores, diariamente.

 

Essa popularidade estimulou o criador do blog a reformulá-lo em nova arquitetura gráfica, com um layout bonito, extremamente interativo, “responsivo” com ampla capilaridade para todas as redes sociais, adaptável às diversas interfaces e dispositivos de leitura sob uma plataforma de compartilhamento interno e externo com o mundo inteiro.

 

Nessa nota fase, o blog carlosromero.com.br passou a incluir e divulgar textos dos seus colegas de literatura. Não somente os talentos consagrados como os que ainda são pouco conhecidos, como forma de estímulo. A iniciativa foi propícia e oportuna ao momento de reclusão recomendado pelas autoridades sanitárias, diante da pandemia da Covid, como também ao crescente interesse da população mundial pelo ambiente cibernético diante do fechamento e migração de jornais impressos para a plataforma digital.

 

O espaço está aberto a sugestões e novos colaboradores. Os textos são submetidos à apreciação de um pequeno conselho editorial que recomenda evitar expressões vulgares e assuntos que destoem do perfil de seu patrono.

 

O “Ambiente de Leitura” que leva o nome de um dos mais cortejados cronistas paraibanos já abriga colaboradores permanentes e eventuais a exemplo de Chico Viana, Luiz Augusto Paiva da Mata, Gonzaga Rodrigues, Francisco Gil Messias, Milton Marques Júnior, Antônio Morais de Carvalho, Flávio Ramalho de Brito, Rui Leitão, Saulo Mendonça Marques, Jorge Elias Neto, Sérgio de Castro Pinto, José Leite Guerra, José Mário Espínola, Adriano de Léon, Alberto Lacet, Ana Adelaide Peixoto Tavares, José Nunes, Ângela Bezerra de Castro, Clóvis Roberto, Waldemar Solha, Thomas Bruno Oliveira, Cristina Porcaro, Verônica Farias, entre outros.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp