NORDESTE

BNDES aprova R$ 88,5 milhões para expansão da internet de banda larga na PB e no RN

Mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica serão construídos em 24 municípios do Rio Grande Norte e da Paraíba, ampliando a internet de banda larga e os serviços de telecomunicações nesses estados. Trata-se da primeira operação do FUST – Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST)- aprovada para a Região Nordeste.

 

Para viabilizar essa expansão, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 88,5 milhões, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), para a empresa paraibana Proxxima Telecomunicações S.A. 

 

O financiamento permitirá, além da expansão da rede, a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações.

 

“Esse investimento garantirá o acesso a tecnologias de conectividade, fundamentais para reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social de municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte”, explica o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon.

 

Ecossistema de telecomunicações

 

As redes de transporte de alta capacidade que serão construídas devem melhorar todo o ecossistema de telecomunicações e internet em municípios prioritários, segundo critérios definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), incluindo áreas rurais nos dois estados.

 

Já as redes de acesso previstas neste projeto propiciarão a disponibilização de internet em fibra óptica a uma população de mais de 340 mil habitantes.

 

“Essa é uma prioridade do governo do Presidente Lula, uma vez que a conectividade de alta capacidade é essencial para o desenvolvimento econômico, facilitando o acesso a oportunidades de negócios, educação e serviços de saúde”, afirma o diretor Gordon. O apoio está alinhado às políticas públicas de telecomunicações e à Nova Indústria Brasil, do Governo Federal.

 

“Este financiamento é um marco para a conectividade no Nordeste e representa um salto significativo no compromisso da Proxxima com a inclusão digital. Estamos orgulhosos de liderar este projeto pioneiro, que trará avanços tecnológicos essenciais para o desenvolvimento social e econômico da região,” disse Leonardo Gomes, Diretor Presidente da Proxxima Telecomunicações S.A,   quarto maior provedor de internet da região Nordeste, com atuação no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco.

 

Leonardo Gomes, CEO da Proxxima Telecomunicações.  Foto: Reprodução Internet

 

O que é o FUST

 

O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), com recursos geridos pelo BNDES, tem como finalidade estimular o acesso às telecomunicações para permitir a expansão do acesso à internet em banda larga fixa e móvel, com qualidade e velocidade adequadas, e a ampliação do acesso à internet em banda larga em áreas onde a oferta seja inadequada, como áreas urbanas desatendidas, rurais ou remotas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp