NORDESTE

Bolsonaro bebe refrigerante rosa no Maranhão e faz ‘piada’ homofóbica: “Virei boiola, igual maranhense?”; Flávio Dino rebate e diz que vai processar presidente

Revista Fórum – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma piada homofóbica nessa quinta-feira (29) em São Luís, em sua primeira visita oficial ao Maranhão. Ela aconteceu quando ele tomou um copo de Guaraná Jesus, refrigerante típico maranhense, que é cor-de-rosa.

“Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?”, disse o presidente entre risos, a pessoas próximas. “Guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense”, emendou depois Bolsonaro, mostrando a bebida. Enquanto isso, sua equipe fazia uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.

As cenas mostravam uma aglomeração de apoiadores do titular do Planalto, quase todos sem máscara. Com isso, estavam ignorando medidas sanitárias para evitar a transmissão do novo coronavírus. O próprio Bolsonaro e ministros cumprimentavam as pessoas sem máscara.

Bolsonaro foi a São Luís para inaugurar um trecho da rodovia BR-135. No início da tarde, ele se encaminhou para Imperatriz.

Reações
O governador Flávio Dino disse que vai processar o presidente. Numa rede social ele declarou: “Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro e fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais.”

Os deputados do Maranhão Rubens Pereira Junior e Márcio Jerry, ambos do PCdoB, e Bira do Pindaré (PSB) ressaltaram o desrespeito aos maranhenses e repudiaram a postura homofóbica do presidente.

Parlamentares de outros estados também criticaram a declaração de Bolsonaro. O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o presidente disparou ódio contra gays, nordestinos e maranhenses como se fosse uma brincadeira.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que Bolsonaro foi ao Maranhão para espalhar homofobia. O partido disse que também vai processar o presidente. O PDT no Senado ressaltou que a piada tem teor preconceituoso.

Sobre o guaraná
O Guaraná Jesus é um refrigerante tradicional, tipicamente maranhense e um símbolo do estado. A fala de Bolsonaro foi transmitida em uma “live”, por volta de 12h, em uma rede social do presidente. Bolsonaro repetiu a brincadeira mais de uma vez.

Crime
Nas imagens, que repercutiram nas redes sociais, o presidente aparece ao lado de apoiadores e não usa máscara. O item é obrigatório por decreto estadual desde maio.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a homofobia e a transfobia podem ser enquadradas no crime de racismo.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp