CEARÁ

Bolsonaro chega a Russas, no Ceará, para lançar licitação de obra da Integração do São Francisco

Presidente lança licitação de obra de ramal do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Rio Salgado.

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) chegou à cidade de Russas, a 165 km de Fortaleza, por volta das 11h desta quarta-feira (20), para lançar obra no açude Banabuiú e o edital de construção da última parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) no estado, o ramal que vai do Apodi até o Rio Salgado (CE). A visita faz parte do terceiro dia da série de viagens “Jornada das Águas”.

O presidente chegou ao local em carro aberto sem máscara e caminhou cercado pelo público até o palco. Uma multidão aguardava o presidente na Praça do Estudante, Centro da Cidade, ainda antes da chegada, sem distanciamento, e parte sem máscara ou com o acessório no queixo. Muitas bandeiras do Brasil são exibidas.

Um grupo também estava na praça com faixas e cartazes com mensagens contra o presidente.

Participam da solenidade o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o presidente do Banco do Nordeste, Anderson Possa, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, o deputado cearense André Gonçalves, o vereador de Fortaleza Carmelo Neto (Republicamos) e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), entre outras autoridades.

As águas do São Francisco chegaram ao Ceará em junho de 2020 em um evento que também contou com a presença do presidente. Agora, estão em processo os ramais que possibilitarão o uso das águas para outros municípios cearenses.

A construção do ramal do Rio Salgado custará R$ 600 milhões e deve beneficiar cerca de 4,7 milhões de pessoas em 54 cidades cearenses, segundo o Governo Federal.

A “Jornada das Águas” é um evento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançado em 18 de outubro e deve durar 10 dias. A série de viagens partiu da nascente do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e percorrer os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, entre outras iniciativas.

Além disso, também vai ser assinada uma ordem de serviço para recuperação do Açude Banabuiú. O reservatório é um dos três maiores do estado, e as obras devem ser tocadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com investiento de R$ 15,4 milhões.

De acordo com dados do portal hidrólógico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), desta segunda-feira (18), o Banabuíu é um dos 65 açudes cearenses com volume de água inferior a 30%. Atualmente, só estão ocupados nos reservatórios cerca de 8,85% de toda a sua capacidade.

 

 

*G1CE


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp