POLÍTICA

Bolsonaro pressiona Valdemar Costa Neto a fazer novo questionamento sobre resultado das eleições

 Prestes a deixar o poder e perder o foro privilegiado, Jair Bolsonaro (PL) vem pressionando o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, a ingressar com uma nova ação na Justiça pedindo a anulação das eleições e a realização de um novo pleito sob a alegação da existência de fraude.

 

Apesar da narrativa do atual ocupante do Palácio do Planalto e seus aliados, a existência de fraudes nas urnas eletrônicas nunca foi provada e tem como objetivo manter a mobilização dos militantes da extrema direita contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de outubro.

 

De acordo com a coluna do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles, “a peça que Bolsonaro quer que o PL apresente recorreria ao artigo 14 da Constituição Federal, que versa sobre ‘soberania popular’ e ‘sufrágio universal’. E citaria o parágrafo 10, que diz: ‘O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de 15 dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude’”. Lula foi diplomado na segunda-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Valdemar Costa Neto, porém, tem se recusado a atender o desejo de Bolsonaro. A avaliação é que, ele próprio e o partido já se expuseram ao protocolar uma ação questionando a segurança das urnas eletrônicas.

A acusação sem provas resultou em uma multa de R$ 22,9 milhões aplicada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, por litigância de má-fé.

247


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp