BRASIL

Brasileiros elegem prefeitos e vereadores em mais de 5 mil municípios do País

247 – Neste domingo, 155 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores em mais de 5 mil municípios. Este pleito é considerado crucial, pois moldará o cenário político para os próximos anos e pode fornecer indícios claros das tendências para a eleição presidencial de 2026

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destacou que esta será a primeira vez que todas as cidades iniciarão e encerrarão a votação ao mesmo tempo, respeitando o fuso horário de Brasília. Nos estados com fuso diferente, como Acre e Amazonas, as seções eleitorais abrirão mais cedo para alinhar-se ao horário oficial.

 

 

A corrida eleitoral é especialmente acirrada em grandes municípios, como São Paulo, onde a disputa está tecnicamente empatada entre Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), mas com leve vantagem para Boulos. A eleição municipal deste ano é vista como um termômetro para a sucessão presidencial de 2026, com as campanhas locais refletindo, em parte, as disputas nacionais.

 

 

O que é permitido e o que é proibido no dia da eleição

 

 

A legislação eleitoral brasileira impõe uma série de restrições para assegurar o bom andamento das eleições. São proibidas práticas como boca de urna, comícios, carreatas e a utilização de alto-falantes próximos aos locais de votação. A penalidade para esses atos pode variar de seis meses a um ano de prisão, além de multas.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp