INTERNACIONAL

BRICS decide elaborar estratégia e plataforma digital para construir narrativa do bloco para se impor globalmente

Por Walter Santos

O 4º Fórum de Imprensa dos BRICS concentrou dois dias de debates e reflexões em São Paulo avaliando os efeitos da narrativa adotada por diversos veiculos de comunicação do Ocidente tratando o Bloco com distorções, por isso querem desenvolver estratégias e plataforma para se impor pela importância do que representam.

Os diversos representantes se queixaram da forma e tratamento, dai estarem decididos a montar um novo processo de relação com a opinião publica global.
Eis a integra da Nota aprovada:

Plano de Ação do Fórum de Imprensa do BRICS 2019-2020

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, o Quarto Fórum de Imprensa do BRICS foi realizado em São Paulo, Brasil.
Isso marcou um evento de intercâmbio de imprensa de alto nível antes da reunião dos líderes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Brasília, com bom começo do mecanismo de cooperação entre os países do bloco na segunda década, fortalecimento gradual da parceria estratégica do BRICS e aprofundamento contínuo da cooperação do “BRICS Plus”. Esta edição já foi colocada na organização de atividades da reunião anual dos países do BRICS de 2019.

Com o tema “Aprofundar a Cooperação da Mídia na Construção da Comunidade doBRICS com um Futuro Compartilhado”, os participantes tiveram discussões profundas sobre “o papel da imprensa em promover a cooperação pragmática do BRICS e a multipolarização global” e “o desenvolvimento da tecnologia de novas mídias ajuda a cooperação de imprensa do BRICS”.

Segundo as mídias participantes dos países do BRICS, o mundo está experimentando a nova rodada de desenvolvimento, mudança e ajuste, mas a globalização, o desenvolvimento pacífico e o compartilhamento mundial de felicidade e de dor ainda são a tendência geral. Como gravador dos tempos e promotor do progresso social, os meios de comunicação dos países do BRICS devem aprofundar a comunicação cooperativa, impulsionar o entendimento e a confiança mútua através de reportagens objetivas, justas, abrangentes e oportunas.

Eles acreditam que, as mídias podem fazer muito para promover a cooperação pragmática do BRICS, com bom ímpeto de cooperação entre os países do bloco, alargamento contínuo de áreas de cooperação, aprimoramento constante do mecanismo de cooperação e surgimento contínuo de resultados de cooperação.

Os meios de comunicação dos países do BRICS devem estar comprometidos com o papel de ponte, reunir uma força poderosa e contribuir para o impulsionamento de cooperação do BRICS.

As mídias presentes dos países do BRICS viram que, nos últimos anos, o desenvolvimento de novas tecnologias tem enorme influência no desenvolvimento dos meios de comunicação tradicionais. A aplicação de novas tecnologias no jornalismo, como inteligência artificial e big data, trouxe oportunidades importantes e desafios para o desenvolvimento de imprensa dos países do BRICS, além de oferecer grande conveniência e mais possibilidades para o aprofundamento de cooperação entre o bloco.

Sob a orientação do espírito do BRICS de abertura, inclusão, cooperação e benefício recíproco, e com base na consulta em pé de igualdade e no ganho mútuo, a fim de aprofundar ainda mais a cooperação de imprensa dos países do BRICS, as mídias participantes concordaram unanimemente em impulsionar o seguinte plano de ação:

1. Assumir Efetivamente a Responsabilidade Social, Promover Ativamente os Laços entre Pessoas. Como representantes dos países emergentes e países em desenvolvimento, o agregado econômico do BRICS responde por 23% da economia global e contribui com 50% para o crescimento econômico do mundo, tornando-se motores importantes que promovem o crescimento econômico mundial. As mídias dos países do BRICS deve assumir efetivamente a responsabilidade social de imprensa, aderir a um ideia de reportagem abrangente, objetiva e justa, apresentar totalmente as conquistas e perspectivas de desenvolvimento dos países do BRICS, relatar objetivamente os resultados de desenvolvimento dos países do BRICS em áreas como economia, comércio, tecnologia, sustento das pessoas, proteção ambiental e civilização ecológica.

2. Continuar Reforçando a Colaboração de Reportagem, Manter o Equilíbrio da Opinião Pública Internacional. Como pioneira e precursora em conectar a opinião pública dos países do BRICS e consolidar a cooperação do BRICS, a imprensa do bloco deve continuar reforçando a colaboração de reportagem, realizar cooperação em entrevistas conjuntas e na utilização de notícias, layout e canais, fortalecer a coordenação e dar voz conjunta em reportagens de assuntos importantes internacionais, defender e aumentar o poder de voz dos países emergentes e países em desenvolvimento, construir conjuntamente uma ordem de comunicação da opinião público internacional mais justa e imparcial. As mídias do BRICS devem reforçar a cooperação, dar força conjunta, ocupar o direito de falar adequado ao status dos países do BRICS no campo de opinião dominante internacional, defender praticamente os interesses de desenvolvimento do BRICS. De maneira mais específica, podemos desenvolver a cooperação neste campo através da criação de uma plataforma unificada de notícias da mídia do BRICS. Essa plataforma já foi escrita no Plano de Ação do Fórum de Imprensa do BRICS 2018-2019, ocorrido na Cidade do Cabo. O estabelecimento da plataforma não só ajudará a mostrar os produtos de notícias dos países do BRICS, como também ajudará os membros do bloco a mostrarem suas posições uns aos outros, além de mostrar as posições do BRICS para a comunidade internacional.
A fim de tornar a opinião pública internacional mais equilibrada, também podemos considerar construir uma plataforma digital unificada do BRICS para verificar a autenticidade das notícias. Isso ajudará a conter a disseminação de fake news, incluindo as recentes falsas notícias dos meios de comunicação internacionais sobre o mecanismo de cooperação do BRICS e as atividades de seus Estados-membros.

3. Continuar Aprofundando o Intercâmbio e Cooperação, Aumentar a Cooperação em Novas Mídias. As mídias dos países do BRICS devem continuar a impulsionar e aprofundar o intercâmbio e cooperação entre si, ampliar constantemente a cooperação em áreas como matéria na mídia, treinamento de negócios, formação de talentos, serviços de informação financeira e trocas entre think tanks, promover praticamente a cooperação de imprensa como um componente sólido na cooperação em campo de humanidade. Os meios de comunicação do BRICS devem, especialmente no campo de novas mídias, intensificar a aprendizagem e benefício mútuos e o progresso comum, explorar a aplicação de novas tecnologias no jornalismo e comunicação, inovar o conteúdo, tecnologias e modos de novas mídias, impulsionar o desenvolvimento integral das novas e antigas mídias.

4. Promover o Desenvolvimento Normal do Mecanismo do Fórum de Imprensa do BRICS. As mídias do BRICS devem impulsionar conjuntamente o desenvolvimento normal do mecanismo do Fórum de Imprensa do BRICS, realizar fóruns de imprensa do BRICS e exposições conjuntas de fotografia para cooperar ativamente na reunião dos líderes do BRICS, e organizar atividades como reportagem conjunta de notícias e intercâmbio e formação de jornalistas.


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