CEARÁ

Campus do ITA em Fortaleza terá vestibular já em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Educação, Camilo Santana,  outros ministros de Estado, como Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia e Inovação,  da Defesa,  José Múcio participam nesta sexta (19), à tarde,  do lançamento da pedra fundamental para instalação da primeira unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Nordeste, o campus avançado ITA FORTALEZA.

 

Até o momento,  a única no país funciona na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, desde 1950. 

 

Em entrevista na manhã desta sexta-feira, ao Bom Dia CE, na TV Verdes Mares, afliada da Globo, o ministro da Educação detalhou que a unidade em Fortaleza irá funcionar na Base Aérea de Fortaleza,  mas as instalações ainda serão edificadas.  

 

Camilo Santana adiantou também que já este ano será ofertado vestibular para 50 vagas. Inicialmente dois cursos serão oferecidos: Engenharia de Energias e Engenharia de Sistemas não ofertados no Campus em São Paulo.

 

Vocação

 

Ele justificou a presença do ITA no Ceará, a primeira fora de São Paulo, pela trajetória histórica de aprovação no vestibular do ITA. “Historicamente, 30% dos aprovados ou são cearenses, ou fizeram algum curso aqui no Ceará”. 

 

Além disso, o ministro lembrou durante a entrevista à TV Verdes Mares a vocação do Ceará como um um dos maiores produtores de energias renováveis, tanto solar como eólica e agora , o hidrogênio verde.

 

O estado nordestino também possui um dos maiores hub de data centers da região, sendo ponto de conexão de Tecnologia da Informação entre países da Europa, África, Américas e demais regiões do País.

 

Assista ao vivo a assinatura do decreto que cria o Campus avançado do ITA FORTALEZA.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp