Ceará

Ceará confirma concursos públicos para sete órgãos do Estado em 2022

No último bate-papo virtual com a população de 2021, realizado nesta terça-feira (28), o governador Camilo Santana fez um balanço dos concursos públicos realizados em 2021 ao responder um internauta. Além disso, o chefe do Executivo estadual confirmou certames que serão realizados em 2022. Também foram destacadas outras ações e investimentos que beneficiam os cearenses.

 

“Este ano eu fiz concurso para a Funsaúde, com seis mil vagas. Fizemos para a Polícia Militar, com duas mil vagas, e autorizei chamar três mil, para que a gente possa garantir os compromissos com os Batalhões do Raio e ampliação da Segurança Pública. Fiz para a Polícia Civil, foram 500 vagas, Pefoce com 170 vagas e para a Sefaz. Estou fazendo para a Procuradoria-Geral do Estado. Chamei a última turma do Corpo de Bombeiros, mais 204 homens já estão na Academia fazendo o treinamento. E também convoquei mais 2.500 professores do último concurso e 247 oficiais da Polícia Militar”, detalhou Camilo Santana.

 

Para o próximo ano, o gestor garantiu que, além da nomeação dos aprovados no último concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), marcada para 3 de janeiro, serão realizados mais certames para os seguintes órgãos: Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Regional do Cariri; Superintendência Estadual do Meio Ambiente; Secretaria do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

 

Camilo projetou, ainda, que existe a possibilidade de outras áreas do Governo do Ceará terem concursos públicos.

 

Fundeb

Outro anúncio feito foi o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que beneficiará os professores da rede estadual de ensino. A previsão é de pagamento em janeiro. Mais detalhes serão divulgados em breve.

 

Mais valorização

 

Aos cearenses, o governador destacou as promoções de 3.207 profissionais de segurança pública do Estado, entre oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, efetivadas entre os dias 22 e 23 deste mês, em cerimônias realizadas em Fortaleza, Crato e Sobral.

 

“Lembrando que o Ceará tem a melhor lei de promoções da Polícia Militar e dos Bombeiros do Brasil. Compromisso que assumi desde 2015, quando fizemos a nova lei. Para vocês terem uma ideia, o número de promovidos era em torno de 200. Nesse período do nosso governo, meu e da Izolda, nós já promovemos mais de 25 mil homens”, afirmou Camilo Santana.

 

Os profissionais da Segurança Pública também serão contemplados com a revisão geral dos vencimentos dos servidores públicos estaduais, definido em 10,74%, em duas vezes, sendo a primeira parcela já a partir de janeiro e a segunda no mês de maio de 2022. A medida foi aprovada na Assembleia Legislativa na última quinta-feira (23), e vale para todos os servidores públicos, entre ativos e inativos.

 

Infraestrutura

 

Lena Costa, de Baturité, perguntou sobre a situação da estrada que liga a sede do município à localidade de Candeias. “A licitação da estrada das Candeias está marcada para o dia 12 de janeiro”, esclareceu Camilo Santana.

 

Outra pergunta recebida pelo gestor foi sobre a recuperação da estrada que liga Varjota a Santa Quitéria. A informação é que as obras serão iniciadas na segunda quinzena de janeiro de 2022.

 

Bruno Lima, de Fortaleza, questionou sobre o início do saneamento do Planalto Palmeiras. A previsão, conforme a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), é que as obras sejam iniciadas em fevereiro do ano que vem. “Compromisso meu com o Conjunto Palmeiras, resolver definitivamente esse problema de saneamento desse bairro de Fortaleza”, garantiu.

 

Sobre a Arena Romeirão, localizada em Juazeiro do Norte, Camilo garantiu que deve ser inaugurada em fevereiro de 2022. O gestor aproveitou para ressaltar como o investimento na economia do esporte melhora a autoestima do cearense.

 

A inauguração do Bondinho de Ubajara, que é bastante aguardada pela população da Serra da Ibiapaba, está mais perto de acontecer. O governador compartilhou que o processo de emissão da licença ambiental já está em fase de conclusão. O equipamento turístico deve ser entregue em janeiro de 2022.

 

Camilo Santana aproveitou para explicar que todos os 184 municípios cearenses recebem investimentos para melhorar a malha asfáltica e a sinalização, por meio do Programa Sinalize. “Todos recebem. Agora, quem faz o plano de ação do município é a prefeitura”, justificou.

 

Transporte

Durante a conversa, foram apontados benefícios para os cearenses que moram em Fortaleza e nas demais regiões do Estado. Os moradores da Capital e da Região Metropolitana do Cariri que utilizam transporte público, por exemplo, estão sendo beneficiados com a manutenção da tarifa das passagens de ônibus durante a pandemia.

 

“[Na Capital] A Prefeitura de Fortaleza entrou com uma parte e o Estado entrou com R$ 28 milhões. Nós garantimos que não houvesse aumento da tarifa de ônibus na Capital cearense para os trabalhadores, principalmente diante da pandemia. Lembrando também que o Estado manteve desde o ano passado gratuito o VLT Parangaba-Mucuripe”, pontuou Camilo Santana.

 

Outros benefícios citados, desta vez para motoristas, foram o novo Refis e o desconto no IPVA 2022. “O IPVA geralmente tinha desconto de até 5% para quem pagava à vista. Agora, vai ser 10% para quem paga à vista, e 5% parcelado. A gente mudou para melhorar”, destacou. Além disso, quem participa do Sua Nota Tem Valor, programa da Secretaria da Fazenda do Ceará, poderá ter mais 5% de desconto no IPVA. Dessa forma, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%. “É importante que as pessoas se cadastrem [no Sua Nota Tem Valor], até porque você pode ganhar até R$ 25 mil por mês”, complementou.

 

 

Combate à Covid

O gestor se mostrou preocupado com o aumento do número de casos de Covid-19 e de outras síndromes gripais no Ceará. “A pandemia ainda não acabou. Claro que a gente está numa situação muito melhor do que antes; números de casos e óbitos muito pequenos. É importante a gente manter a precaução. Vamos evitar as grandes aglomerações no fim de ano. Vamos usar a máscara, que protege contra a Covid e contra a gripe. Nós não estamos parados um minuto. O Lacen continua fazendo análises 24 horas. Nossa equipe no Aeroporto continua fazendo a testagem. Fiz apelo para os prefeitos não pararem os postos no Interior do Estado. É importante que as pessoas se vacinem. Quem acha que a pandemia já passou e não precisa tomar a segunda dose está enganado. Tome a segunda dose e a dose de reforço”, alertou.

 

Sobre a imunização de crianças com idade entre 5 a 11 anos, Camilo Santana reforçou o posicionamento a favor da vacinação nesse público. “O mundo inteiro está vacinando. Os organismos internacionais já aprovaram a vacina para a criança. A própria Anvisa já tinha aprovado a vacina, que é a da Pfizer. E o Governo Federal estava colocando dificuldades. Eu já tinha me posicionado que iria vacinar. Alias, me coloquei à disposição para comprar diretamente a vacina da Pfizer”.

 

Superando desafios

 

Ao final, Camilo fez uma avaliação de ações desenvolvidas para minimizar os efeitos do segundo ano de pandemia na vida dos cearenses. Mesmo diante dos desafios, o Ceará não deixou de apresentar números positivos, principalmente na geração de empregos. “Graças a Deus estamos terminando o ano com um saldo positivo de empregos, aliás, no mês de novembro foram gerados 12.654 novos empregos no Ceará com carteira assinada. O saldo acumulado já é de mais de 84 mil empregos com carteira assinada. O esforço que o Estado tem feito é atrair novas empresas e construir galpões. Criamos o Mais Empregos Ceará, que paga metade do salário mínimo para os novos contratos nas empresas do Ceará”, citou.

 

Por fim, o governador deixou uma mensagem e abraço de ano novo para as famílias. “Quero desejar um feliz ano novo para todos os cearenses, sem pandemia, com todos vacinados, inclusive as nossas crianças, se Deus quiser. Com muita chuva, já está chovendo bem na região do Cariri, com muita fartura, saúde, disposição e energia, para a gente continuar trabalhando juntos, sempre juntos”, concluiu.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp