ARQUIVO NORDESTE

Ceará ultrapassa a marca de 100 mil pacientes recuperados de coronavírus

Mais de 100 mil pessoas se recuperaram de Covid-19 no Ceará. Até a manhã desta quarta-feira (8), 101.606 pacientes com Covid-19 receberam alta no Estado. Os dados estão disponíveis no IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O titular da pasta, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), ressalta a importância das vidas salvas durante a pandemia.

“Essas vidas significam o resultado do trabalho de todos aqueles que fazem parte do sistema de saúde, significa o trabalho de um Estado inteiro. É resultado, ainda, das atitudes dos cidadãos que ajudaram a colaborar, obedecendo ao isolamento social, usando máscara e protegendo seus familiares”, afirma o secretário da Saúde.

Valdeci Ferreira Rodrigues, 54, está entre os pacientes recuperados. Depois de sete dias internado, ele recebeu alta na última terça-feira (7) do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede estadual, onde trabalha como maqueiro há 21 anos. “Quando eu soube que estava recuperado e que podia ir para casa, eu senti só alegria. Agradeci primeiramente a Deus por tudo e depois a todos que estiveram me ajudando nesse momento. Estando internado, tive a certeza de que a gente trabalha bem no HGCC, assistindo bem o paciente em todos os sentidos”

Entenda a recuperação

O infectologista Keny Colares, do Hospital São José (HSJ), da rede estadual, explica que o processo de recuperação dos pacientes acontece de duas formas. A primeira, a “cura clínica”, ocorre quando não há mais sintomas da doença. Já a segunda, a “cura microbiológica”, significa que organismo eliminou totalmente o vírus, algo que pode demorar mais para acontecer.

“Isso varia muito de pessoa para pessoa. Aparentemente, os pacientes levam algum tempo eliminando o vírus, principalmente se compararmos casos leves e graves. A alta hospitalar pode significar apenas que ele não precisa mais de internação. Então, ele vai passar a ter o isolamento domiciliar, como ocorre nos casos leves, até eliminar o vírus completamente”, afirma o infectologista.

Para casos graves, o médico explica que o tratamento é feito de acordo com o quadro de saúde do paciente. “Cada pessoa tem sua própria avaliação médica em casos graves. Alguns levam mais tempo que outros para se recuperar. Algumas internações levam um dia. Outras, duas semanas. Alguns pacientes chegam a necessitar de UTI, mas tudo sob o olhar atento da equipe médica que avalia as necessidades de cada paciente”, pontua o infectologista.

Prevenção

O Ceará tem 127.952 casos de coronavírus confirmados até a manhã desta quarta-feira (8). Ainda não há vacina contra a Covid-19. Por isso, a prevenção ainda é a fundamental no enfrentamento à doença. É importante que a população continue respeitando as medidas decretadas pelo Governo do Ceará, matendo o uso de máscaras, o distanciamento social e, especialmente, a higienização correta da mãos e do ambiente.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp