CEARÁ

Chinesa Spic inaugura 1º complexo solar no Brasil

A subsidiária da chinesa Spic, no Brasil, em parceria com a Recurrent Energy inauguraram nesta quarta-feira (19) o 1º complexo solar no país, em Jaguaretama, no Ceará. A planta industrial tem capacidade de atender 350 mil residências.

 

O Complexo Solar Panati tem uma área de 576 hectares e conta com 446 mil módulos solares. O investimento ultrapassou R$ 1 bilhão.

 

O início da construção da obra foi em julho de 2023, e possibilitou a geração de 1.500 empregos diretos e 500 indiretos, segundo informou a CEO da Spic, Adriana Waltrick, durante a inauguração que contou com a presença do governador do Ceará, Elmano Freitas.

 

“Hoje é um dia de celebração por entregar esse grande projeto. Algo que estava só no excel virou tudo isso de forma incrível. Esse complexo inaugura a entrada da Spic Brasil no segmento solar brasileiro. Criamos uma ponte entre o presente e o futuro que passa por Pequim, São Paulo, Fortaleza e Jaguaretama”, afirmou.

 

Hidrogênio Verde

 

 

CEO da Spic Brasil, Adriana Waltrick, afirmou que há planos de investir em projetos de Hidrogênio Verde no Brasil. Foto: Tiago Stille/ Casa Civil CE

 

A executiva acrescentou que está nos planos do grupo no Brasil investir em novos projetos de plantas solares e também em produção de Hidrogênio Verde. Entretanto, para que isso ocorra, “é necessário a regulação do setor no país“. A Spic Brasil já possui um Memorando de Entendimento (MoU) assinado com o Governo do Ceará.

 

Para o governador do Ceará Elmano de Freitas o setor de energia renovável é um impulsor de oportunidades para alterar o PIB cearense.

 

O setor que dá ao Ceará a maior oportunida de  ter uma maior participação na economia do país é o tema da energia renovável, da energia éolica, solar, aliada, claro, ao hidrogênio verde, que é muito importante para que venham cada vez mais estímulos ao Ceará. Hoje, com esse projeto, estamos vivendo um marco para o Ceará. Com o nosso sol tão forte, característico, agora estamos produzindo energia, riqueza e empregos”, disse.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp