POLÍTICA

Churrasco do brasileiro fica mais acessível, mas cerveja sobe durante primeiro ano do retorno de Lula

Durante a campanha e mesmo em seu governo, o presidente Lula frequentemente mencionou o apreço do povo brasileiro por picanha e cerveja. Os últimos dados econômicos mostram tendências interessantes nesses itens.

 

Segundo a CervBrasil, em novembro, o aumento de preços da cerveja foi de 0,49% para consumo domiciliar e de 0,54% para consumo em estabelecimentos, acumulando uma alta de 5,15% no ano e de 6,58% nos últimos 12 meses. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

 

Em contraste, o preço da picanha apresentou uma redução de 9,49% em 2023, enquanto a alcatra teve queda de 9,93%. Outros cortes de carne, como cupim e costela, também tiveram seus preços reduzidos, com decréscimos de 5,16% e 12,41%, respectivamente.

 

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 4,72% nos últimos 12 meses, abaixo dos 4,84% do período anterior e levemente acima dos 4,59% previstos por economistas em uma pesquisa da Reuters. Este número está abaixo do teto da meta do Banco Central de 4,75%. O índice completo do IPCA para o ano será divulgado no início de janeiro.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp