O prefeito Cícero Lucena, que concluiu percurso de 10 quilômetros da Maratona Internacional de João Pessoa, destacou, neste domingo (4), que a prova consolida a capital paraibana entre as três maiores competições do Brasil em números de inscritos e reforça a vocação natural da cidade para os esportes de rua e vida saudável. Além dos 10 quilômetros, a Maratona contou com categorias de 5 km, 21 km, 42 km e pessoas com deficiência, com largada e chegada no Centro de Convenções.
“Essa é a quarta etapa, já consolidada como a terceira maior maratona do Brasil em número de inscritos. E a beleza natural que João Pessoa oferece, o acolhimento para as pessoas que nos visitam – tudo isso está transformando essa maratona no exemplo para o Brasil. E isso consolida, de uma vez por todas, que João Pessoa está no caminho certo e que, sem dúvidas, avançamos para sermos a capital saudável da prática do esporte”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
Estrutura e apoio – No pavilhão do Centro de Convenções, os corredores contaram com uma ampla praça de alimentação, playground com brinquedos para crianças, área de massagem e posto médico avançado. Houve shows musicais, tanto no ambiente interno quanto no externo, ao longo dos percursos. A organização da prova também contou com o apoio médico especializado da Medicina Extrema, garantindo segurança e bem-estar aos participantes.
439 anos de João Pessoa – Organizada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), com apoio de diversas secretarias da Prefeitura, a Maratona Internacional de João Pessoa também fez parte das comemorações do aniversário da capital paraibana. O secretário executivo de Esportes, Juliano Sucupira, comemorou o sucesso da competição exaltando a participação de mais de 9 mil corredores. “Um excelente evento para a cidade de João Pessoa, um evento que contou com quase três mil turistas, inscritos, atletas, fora os familiares, cerca de seis mil. O evento foi um sucesso. Não foi só uma corrida, foi um grande evento de fato”, pontuou.
Impulsionando o Turismo – Com a participação de atletas locais, de fora da Paraíba e até internacionais, o evento também impulsionou o segmento turístico da Capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o trade comemora uma ocupação média de 75% neste final de semana, com alguns hotéis fechando o período com até 90% de ocupação.
Celebrando o esporte – Entre os participantes, a prova foi considerada um sucesso. Alex dos Santos, professor de matemática, exaltou a organização e disse que as provas reúnem todas as características necessárias para os corredores. “Distribuição de água em todo o percurso. Tudo bem sinalizado e com o trânsito bloqueado, para nossa segurança. Então, tudo isso, mais essa estrutura no Centro de Convenções, faz da maratona uma prova ideal, tanto para os corredores de ponta quanto para quem vem apenas se divertir”, elogiou.
A idosa Lúcia Rosa, de 70 anos, concluiu o percurso de 5 km. “Uma maravilha. Muito bom você participar de um evento bem organizado, que nos dá condições de correr com segurança. Eu estou acostumada a correr e, cada vez mais, vejo que João Pessoa se torna uma cidade ideal. Uma coisa linda – gente de todas as idades, com o pessoal de fora – tudo maravilhoso”, comemorou.
Premiação – Somadas as premiações de cada distância, a Maratona Internacional de João Pessoa está garantindo mais de R$ 157 mil. Os premiados do 1º ao 5º colocados de cada categoria (premiação em dinheiro + troféu) e premiação do 1º ao 3º na faixa etária (detalhes no regulamento da competição). O campeão da maratona (masculino e feminino) recebe o valor de R$ 12 mil.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.