INTERNACIONAL

Cícero Lucena conhece em Lisboa as bases inovadoras de TI

Por Rui Coelho, colunista da Revista NORDESTE

 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, já está em solo paraibano depois de uma semana entre Madrid e Paris mas, na véspera, em Lisboa, conheceu os projetos de vanguarda na área de TI inserindo Portugal como HUB da inovação da Europa.

 

Em reunião/encontro com o prefeito de João Pessoa em Lisboa, depois de projetos e parcerias na Espanha e França, o prefeito conheceu o HUB Criativo do Beato, também conhecido como Beato Innovation District.

 

Na oportunidade, fizemos uma visita informal ao projeto que está a transformar uma antiga grande fábrica de alimentos para os militares, (que depois da guerra do ultramar e do fim do serviço militar obrigatório ficou abandonada durante anos), em um Centro de Inovação e Empreendedorismo que contribuiu para que Lisboa fosse a vencedora do prémio de Capital Europeia da Inovação, em 2023. 



Na Factory Lisbon, o maior prédio e o coração do HUB, que é administrado pela Jamestown, (uma empresa que desenvolveu projectos de excelência como o Chelsea Market, em Nova York e a Industry City, em Brooklyn), ele (o prefeito) conheceu muitos projectos inovadores, como a Fábrica de Unicórnios (projecto Perfeito de Lisboa, Carlos Moedas), a Escola 42 e a TUMO (projectos do Professor Pedro Santa Clara), e um dos laboratórios da Universidade de Engenharia de Lisboa (IST), encontrámos Artur Pereira, o Country Manager Portugal & Brasil da WEB SUMMIT , o maior evento mundial de start-ups digitais que se realiza em Lisboa e no Rio de Janeiro.

 

Contraponto

 

Cícero Lucena teve a oportunidade de explicar o resumo do que tem sido feito em João Pessoa na área da educação tecnológica onde, conforme expôs, “todas as crianças estão tendo a oportunidade de aprender a programar e têm acesso a equipamentos; em face do apoio que é dado a crianças autistas e com outras patologias”.

 

O prefeito de João Pessoa abordou ainda o sistema de mentorias entre alunos e dos excelentes resultados quem têm conseguido obter com esses e outros projetos sócio educativos. 

 

Aliás, na oportunidade, o responsável pela WEB SUMMIT “ficou genuinamente impressionado com a dimensão e qualidade dos projetos e questionou como era possível conseguir investir tanto nessas áreas, pois considera  não ser, infelizmente, muito comum, e a resposta de Cícero foi cirúrgica: “É uma questão de prioridades.”



Ele questionou também sobre a possibilidade de desenvolver um evento de grande dimensão em João Pessoa e Cícero referiu a capacidade do Centro de Convenções abrigar Congressos, e revelou que quanto à questão de alojamentos, a cidade de João Pessoa está se preparando para ter  15.000 quartos de hotéis,parte em construção, a finalizar em 2025. 



Por fim, afirmou querer convidar os programadores de João Pessoa a participar gratuitamente na WEB SUMMIT do Rio de Janeiro, mas o organizador se referindo a João Pessoa questionou se teriam capacidade de suportar o alojamento e Cícero acolheu prontamente o convite, informando sobre o apoio que é este é o tratamento  dado a participantes de João Pessoa em eventos de robótica. 




Cícero lembrou de comentar que sua prioridade à formação em programação teria sido influenciada por “uma conversa online conosco promovida por Walter Santos, da Revista NORDESTE, há muitos anos, em que, fruto da  experiência na INVEST Lisboa, o teria alertado para a maior importância da atracção e desenvolvimento do talento”. De fato, após o encontro certamente deve surgir novidade do WEB SUMITT na relação futura do Rio com João Pessoa.

 

Devo confessar que fiquei extremamente contente com esse comentário pela possibilidade de, mesmo que  leve, ter influenciado a implementação de um projeto com um impacto tão importante na vida de milhares de jovens do outro lado do Atlântico.





Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp