NORDESTE

Cinco estados no Nordeste ficam fora da 1ª etapa de vacinação da dengue

Cinco estados, dos nove que compõem a região Nordeste, ficam fora da aplicação da vacina Dengua, importada da China. Entre os quais: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí e  Sergipe.  Estarão incluídos nessa primeira fase: Bahia, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

Em todo o Brasil , a vacina contra a dengue será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios.

 

 

Na Bahia, 115 municípios recebem o imunizante, seguido do Rio Grande do Norte, com 19 cidades;  Paraíba, 14 cidades receberão a vacina,  e  Maranhão, com 5 cidades.

 

Segundo o Ministério da Saúde, as regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

 

Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde.

 

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp