BRASIL

Com alta de gravidade, Comitê Científico do Nordeste reitera medidas de prevenção contra a Covid-19 e recomenda compra direta de vacinas

O Comitê Científico do Nordeste lançou nesta sexta-feira (12) o boletim de número 15 com diretrizes do combate à pandemia da Covid-19. O boletim reiterou as medidas de prevenção contra a doença, recomendou compra direta de vacinas, e atualizou a situação da doença em todos Estados do Nordeste, que está grave.

Segundo o boletim, “nos últimos três meses, a pandemia da Covid-19 no Brasil tem sido caracterizada por uma segunda onda mais intensa que a primeira, como ocorreu em muitos outros países. Há um consenso entre os epidemiologistas de que aqui este fenômeno resulta principalmente de dois fatores, o relaxamento geral do isolamento social, notadamente no período eleitoral, nas festas de final de ano, e no Carnaval, e também a prevalência de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 mais transmissíveis”.

O Comitê salientou que muitos Governos Estaduais, dentre eles todos da Região Nordeste, tomaram medidas restritivas nas últimas semanas, e o ritmo de vacinação nos próximos meses ainda é incerto.

“Neste cenário, certos estudos projetam uma taxa média de cerca de 3000 óbitos diários por Covid-19 até o dia 30 de março. Mesmo que este número esteja inflacionado, o País já tem hoje mais de 2000 óbitos diários, o que é muito elevado e não imaginável há algumas semanas. Pior, sabe-se que muitas vidas poderiam ter sido salvas se houvesse maior isolamento social e maior rapidez de vacinação”, disse.

O Comitê recomendou a mobilização dos governadores no sentido de viabilizar a compra de qualquer dos outros imunizantes que tenham sido aprovados por agências regulatórias qualificadas, para uso definitivo e/ou emergencial.

“O Comitê recomenda prospectar a vacina Sputnik V que já está aprovada para uso emergencial em diversos países. O estudo de fase três desta vacina, publicado na revista Lancet, que avaliou como desfecho primário a proporção de participantes com Covid-19 confirmado por PCR a partir de 21 dias após receber a primeira dose, teve como resultado principal a partir de 21 dias após a primeira dose que dos 14.964 participantes no grupo da vacina, 16 (0,1%) tiveram Covid-19 comparando com 62 (1,3%) dos 4902 no grupo do placebo. Isto representa uma eficácia de 91,6%”, disse.

 

http://revistanordeste.com.br/com-alta-de-gravidade-comite-cientifico-do-nordeste-reitera-medidas-de-prevencao-contra-a-covid-19-e-recomenda-compra-direta-de-vacinas/

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp