CEARÁ

Complexo religioso em homenagem a beata Benigna com 90% da construção pronta em Santana do Cariri

Por Redação RNE

 

 

O Governo do Ceará investe R$ 15 milhões na construção  de um monumento em celebração à  Menina Benigna, primeira personagem histórica consagrada como beata no Ceará, um símbolo da religiosidade cearense, sobretudo na região do Cariri, no município de Santana do Cariri.

 

A obra, sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) retrata a imagem da beata no santuário.

 

Santuário e Caminhos do Martírio. Foto: Ascom SOP

 

No santuário já tem uma capela e um memorial, mas vai ganhar outras novas estruturas, entre elas: um templo para missas campais, uma trilha pavimentada de cerca de 600 metros conhecida como Caminhos do Martírio, ampla área de estacionamento para motos, carros e ônibus e jardins arborizados.

 

Complexo religioso

 

 

A construção do complexo religioso encontra-se com mais de 90% pronta e o monumento que retrata a imagem da beata começou a ser erguido no último dia 15 de fevereiro.

 

 

Estrutura tem 26 metros de altura e foram feitas por artesãos do município de Eusébio.

 

A estrutura tem aproximadamente 26 metros de altura. As peças que compõem o monumento foram esculpidas ao longo dos últimos meses por uma equipe de artesãos no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e transportadas ainda no fim do ano a Santana do Cariri.

 

 

“As melhorias que esse espaço religioso está recebendo promovem a valorização da cultura cearense, do turismo regional e da história do Cariri como um todo. O município de Santana do Cariri, que já é bastante visitado na parte histórica por conta do Museu de Paleontologia, agora ficará muito mais movimentado pelo grande número de romeiros, colocando o santuário da beata Menina Benigna no roteiro dos principais monumentos caririenses, como o Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Nossa Senhora de Fátima no Crato e Santo Antônio em Barbalha”, observa o gerente do 10º Distrito Operacional da SOP, José Muniz.

 

 

A Revista Nordeste, em sua edição de maio de 2022, trouxe em detalhes uma reportagem sobre o martírio do assédio sexual sofrido pela jovem Benigna Cardoso, chamada pelos seus fiéis seguidores de “heróína da castidade”.

 

Leia aqui a reportagem completa sobre o martírio do assédio sexual que tornou Benigna Cardoso,  a primeira beata cearense

 

 

Com apenas 13 anos foi brutalmente assassinada por um jovem de mesma idade, com golpes de facão. Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação. Em 2019, o martírio de Benigna foi reconhecido pelo Vaticano, sendo oficialmente beatificada em outubro de 2022, em grande celebração ocorrida no Crato, com a presença de milhares de romeiros.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp