ALAGOAS

Confaz autoriza adesão de Alagoas ao programa de fabricação de combustível sustentável de aviação

Por Redação RNE*

 

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou a adesão de Alagoas ao convênio que autoriza a concessão de isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), Biometano, Biogás, Metanol e CO2.

 

Alagoas já se destaca na produção de combustível sustentável de aviação com o grupo da Usina Cururipe, segundo o superintendente de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Bruno Macedo. A Coruripe está entre as cinco usinas brasileiras que têm autorização para a venda do etanol como matéria-prima para a indústria de bioquerosene de aviação.

 

“O convênio que Alagoas aderiu torna o estado mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual”.

 

Cooperativa Pindorama e Zeg Gás

 

Outros projetos pioneiros no segmento é a unidade de produção de biogás e biometano da Cooperativa Pindorama e da Zeg Biogás.  Inclusive, a Pindorama será  a primeira cooperativa agroindustrial do Norte-Nordeste a implantar uma unidade de produção de biogás e biometano. O acordo foi firmado em março de 2024.

 

Com um investimentos inicial orçado nas casa dos R$ 65 milhões, com incentivos e benefícios do Governo de Alagoas, a planta deve ter suas obras iniciadas ainda este ano, em uma área de aproximadamente 5 hectares, cedida pela Pindorama.

 

De acordo com o CEO da ZEG Biogás, Eduardo Acquaviva, a expectativa é de que a planta já esteja operando a no segundo semestre de 2025, com uma produção anual estimada em 6 milhões de metros cúbicos de biogás e biometano.

 

“A expectativa é que no segundo semestre de 2025 a gente esteja com esse projeto concluído, instalado, e iniciaremos a produção e comercialização desse combustível, que também trará mais uma fonte de receita, agregando valor para a Cooperativa Pindorama. Esse é um importante passo para a ZEG Biogás e para a Cooperativa Pindorama, uma parceria que já nasce forte”, disse Acquaviva.

 

Segundo Fernando Mayer, gerente comercial da ZEG Biogás, a projeção é de que a produção anual corresponda ao volume de 30 mil litros de óleo diesel produzidos todos os dias no período de um ano. “Com esse volume, estima-se que serão evitadas a emissão de 20 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera anualmente com a substituição da matriz fóssil pela renovável”, calculou Mayer.

 

 

*Com informações do Governo de Alagoas

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp