Redação RNE*
A empresa Torre Construções foi a vencedora do leilão promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul da Bahia (CIAPRA) para concessão patrocinada para prestação dos serviços de transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos dos municípios que compõem o CIAPRA.
A concessão contempla os municípios de Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Piraí do Norte, Camamu, Ibirapitanga, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia e Presidente Tancredo Neves.
O objetivo do leilão é a seleção da oferta mais vantajosa, através da combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público com o de melhor técnica. O prazo da concessão será de 30 anos e conta com a previsão de investimentos na ordem de R$ 315 milhões, com destaque para R$ 21 milhões destinados à erradicação e recuperação de áreas degradadas e lixões.
O projeto representa a primeira regionalização dos serviços ambientais integrados na Bahia e a maior concessão estruturada no Estado neste modelo. Está alinhado com a legislação pertinente e com as práticas recomendadas pelo Governo Federal (Ministério do Meio Ambiente, FUNASA, PPI, MDR), Governo Estadual (Sedur, Agersa, Embasa) e as melhores práticas de mercado.
“Foram três anos de muito trabalho e diálogo. Nossa região, que se destaca pelo litoral, pela Mata Atlântica e pela rica fruticultura, agora está dando um grande exemplo para a Bahia e para o Brasil em termos ambientais. Por décadas discutimos soluções para os resíduos sólidos e o nosso consórcio, com muita maturidade, realiza essa primeira concessão patrocinada da Bahia e a maior do país para podermos, juntos, resolver essa questão de maneira rápida e econômica”, afirmou Leonardo Barbosa Cardoso, presidente do CIAPRA e prefeito de Gandu.
Guilherme Peixoto, superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações da B3, avalia que o projeto vencedor é um passo rumo a sustentabilidade econômica e ambiental. “ O projeto vai transformar a realidade socioambiental da região do Baixo Sul, alinhando sustentabilidade econômica e ambiental, o que está em linha com o propósito da B3. Agradecemos a confiança do CIAPRA, que reconhece a credibilidade e a capacidade da B3 para auxiliá-los em mais um processo de concessão de serviço para a iniciativa privada”, disse.
*Com informações da B3
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.