Pernambuco

Corpo de Joaquim Francisco é velado no Palácio do Campo das Princesas; parentes, amigos e políticos se despedem do ex-governador

Velório ocorre nesta quarta (4), na sede do executivo estadual, na área central do Recife. Joaquim Francisco tratava um câncer e morreu na terça (3), aos 73 anos.

 

Parentes, amigos e colegas da carreira política de Joaquim Francisco se reuniram para velar o corpo do ex-governador de Pernambuco, nesta quarta-feira (4). A cerimônia acontece no Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estadual, que o político pernambucano chefiou entre 1991 e 1994.

Joaquim Francisco morreu aos 73 anos, na terça-feira (3), no Hospital Português, depois de um longo tratamento contra o câncer. Durante as décadas de carreira, ele também foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro do Interior. Deixa esposa, três filhas e cinco netos.

 

O velório começou por volta das 8h. A cerimônia de cremação foi marcada para as 15h, no Cemitério Moirada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Um dos netos de Joaquim Francisco, o estudante de direito Carlos Eduardo Guimarães falou que a tristeza de perder o avô é menor que a alegria de ver tudo o que ele fez em vida.

 

“Foi uma pessoa que me ensinou muito sobre os mais diversos aspectos da vida. Sobre ser um homem de caráter, sobre ser um homem digno, sobre construir uma família bonita, uma família feliz, e é uma dor muito grande. Realmente não tem como expressar. Mas além de tudo isso, além da tristeza, é um dia de celebrar também a vida, o que ele foi em vida, celebrar o legado”, disse.

 

Carlos Eduardo afirmou, ainda, que o exemplo de Joaquim Francisco vai ficar marcado na história. “Eu tenho certeza absoluta de que esse legado dele vai se manter por muito tempo, porque alguém só morre quando nós nos esquecemos dessa pessoa, e isso não vai acontecer com ele nunca. Apesar de toda tristeza, nós conseguimos nos lembrar de momentos bons, momentos felizes da vida dele, e conseguimos ficar felizes com a vida dele”, declarou.

O governador Paulo Câmara (PSB) se solidarizou com a família de Joaquim Francisco e afirmou que o ex-governador é uma inspiração para quem ocupa cargos públicos.

“Uma pessoa que dedicou a sua vida ao serviço público. Passou por muitos cargos, disputou muitas eleições. Foi prefeito duas vezes do Recife, parlamentar constituinte, governador de Pernambuco. E deixa um legado de realizações, de fazer a política de alto nível, com muita ética e, acima de tudo, com muito espírito público. Doutor Joaquim, com certeza, vai fazer falta a Pernambuco e ao Brasil”, declarou.

 

Paulo Câmara disse, também, que Joaquim Francisco era defensor de ideias fortes, que iam ao encontro do futuro, e que durante suas administrações, o colega sempre pensou em deixar legados para o futuro.

“Eu entrei na política mais tarde e, nas eleições de 2014, que foram as primeiras eleições que nós disputamos, eu tive a oportunidade de conviver muito com doutor Joaquim. Ele participava comigo, ia comigo aos debates públicos, e era sempre importante saber que uma pessoa tão vitoriosa na política estava nos ajudando no momento em que nós estávamos iniciando a nossa trajetória política como governador de Pernambuco. Então, vai ficar sempre a lembrança das nossas conversas, dos nossos almoços, e acima de tudo de um convívio que eu tive oportunidade de ter com sua família. Sempre foi muito sadio, sempre pensando e falando em favor de Pernambuco”, declarou.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que pretende construir um busto de Joaquim Francisco no Parque da Jaqueira, na Zona Norte, construído na gestão dele enquanto prefeito. Ele falou, ainda, que embora Joaquim Francisco tivesse divergências políticas com o pai de Campos, o falecido ex-governador Eduardo Campos, sempre houve muito respeito entre todos.

“Nem sempre estivemos juntos. Inclusive, em vários momentos estivemos em lados diferentes dessa história, mas sempre com muito respeito. Pernambuco tem essa capacidade de preservar sempre o respeito, mesmo diante de divergências”, afirmou.

 

*G1PE


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp