Brasil

Covid-19: casos de infecção avançam em 9 capitais e ocupação de UTIs dispara no Brasil

13/11/2020


247 – Nos últimos meses, o Brasil conseguiu manter a curva de estabilidade de novos infectados pela Covid-19, mas especialistas em saúde alertam que nove Estados da federação voltaram a registrar aumento preocupante no número de internações decorrentes do vírus, segundo levantamento do sistema InfoGripe publicado em reportagem do Globo.

De acordo com o levantamento, uma forte tendência (superior a 95%) de avanço da pandemia foi detectada em Florianópolis, em João Pessoa e Maceió. Houve uma probabilidade moderada de crescimento (maior que 75%) da Covid-19 em Belém, Fortaleza, Macapá, Natal, Salvador e São Luís.

Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, explica na reportagem que “o Brasil voltou cedo demais à normalidade”, em referência à flexibilização do isolamento social. “Por isso, nossa segunda onda pode ser mais grave do que a vista na Europa. Lá, o número de casos foi bastante reduzido até a pandemia atingir novamente a população. Aqui, nunca chegamos a um índice confortável, estacionamos em um nível alto. Então, se houvesse uma nova leva da doença, ela nos pegaria no meio de uma pista, e não no começo”.

O aumento de novas infecções já reflete nas internações. Na rede municipal de saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 95% nesta quarta-feira (11), com 239 pacientes internados, o maior número desde o início da pandemia, em março.

Na rede privada, o aumento também é preocupante. Segundo informou a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S.Paulo, hospitais privados da capital voltaram a registrar aumento preocupante no número de internações por Covid-19.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.