NORDESTE

Crise na Saúde do AM: Hospital Universitário de João Pessoa recebe 15 pacientes com casos da Covid-19

Revista Nordeste – O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, informou que colocou 15 leitos a disposição para receber pacientes com casos moderados da Covid-19 vindos de Manaus, no Amazonas. A data para o traslado dos potenciais pacientes ainda não está confirmada, porém, ela deve acontecer nesta sexta-feira (15), com toda logística de transporte a cargo do Ministério da Saúde (MS). Na unidade hospitalar, uma ala com respiradores já está montanda para receber esses pacientes.

 

A transferência ocorre em decorrência da falta de oxigênio nas unidades hospitalares de Manaus.

 

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação, encaminhou um ofício ao MS disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos distribuídos em nove hospitais universitários federais que fazem parte da Rede Ebserh a fim de ajudar o Estado do Amazonas.

 

“Desde quarta-feira à noite, estou sendo contatado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e pela presidência da Ebserh, para verificar a possibilidade de o Hospital Universitário Lauro Wanderley se incorporar a uma ação humanitária nacional, dada a situação crítica no Estado do Amazonas”, afirmou o médico Marcelo Paulo Tissiani, superintendente do HULW.

 

“Verificamos nossa infraestrutura de assistência, incluindo equipamentos e pessoal, e fizemos os ajustes necessários para ampliar nossa capacidade de atendimento, oferecendo nossa contribuição para ajudar a desafogar o sistema de saúde de Manaus. Somos um hospital federal que trabalha em prol da vida e que, agora mais do que nunca, está a serviço dos brasileiros. Estamos prontos para cuidar do nosso povo”, acrescentou Marcelo Tissiani.

 

O que diz a Prefeitura de João Pessoa

 

A Prefeitura Municipal de João Pessoa está participando do esforço humanitário para receber pacientes da Covid-19 de Manaus. O prefeito Cícero Lucena e o secretário Fábio Rocha estão sensibilizados com a situação.

 

“Neste momento em que todo o planeta atravessa a dor de perder aqueles a quem amamos, o povo de João Pessoa não pode virar as costas para outros brasileiros que não têm a oportunidade de contar com a rede de saúde para atende-los na hora mais difícil. Por isso, nossa Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo essa esperança em forma de UTI aos pacientes do Amazonas”, explica Cícero Lucena.

 

Pacientes de Manaus ficarão na enfermaria Covid-19

 

O superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, ressaltou que os pacientes oriundos do Amazonas ficarão internados na enfermaria da Ala Covid-19 do HULW. Atualmente, essa ala dispõe de sete leitos de enfermaria. Com a ampliação, a unidade vai comportar 19 leitos para pacientes com Sars-CoV-2. O Lauro Wanderley também dispõe de sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da covid-19.

 

Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Lauro Wanderley, o médico Francisco de Assis Silva Paiva destacou que, desde o início da pandemia em 2020, o HULW tem intensificado as medidas de profilaxia na instituição, inclusive com reforço na capacitação dos colaboradores, especialmente das equipes que atuam diretamente na assistência aos pacientes contaminados pelo coronavírus.

 

“Com a possibilidade de chegada dos pacientes de Manaus, reforçamos a necessidade de cumprimento de nossos protocolos e fizemos ajustes na equipe, para garantir a segurança dos usuários e dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19”, disse.

 

O HULW passou a atender pacientes com suspeita de Covid-19 a partir de março de 2020. Inicialmente, a instituição era retaguarda para o público infanto-juvenil, condição que permaneceu até 3 de maio. A partir de 4 de maio de 2021, o Hospital Universitário tornou-se retaguarda, exclusivamente, para o público adulto para casos suspeitos/confirmados de covid-19.

 

Outros estados

 

Além do HULW-UFPB, pacientes de Manaus com Covid-19 serão recebidos nos próximos dias para tratamento em leitos de enfermaria e UTI no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), Hospital Universitário de Brasília da Universidade Federal de Brasília (HUB-UnB), Hospital Universitário da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG), Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC), Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (HU-UFPE) e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL). Dos 150 leitos, 22 são de UTI e os demais de enfermaria.

 

 

 

 

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp