NORDESTE

Decreto autoriza funcionamento de igrejas nos finais de semana com restrições em Teresina

O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou um decreto nesta terça-feira (28) autorizando o funcionamento das igrejas nos dois finais de semana do mês de agosto, que terão medidas mais rígidas de isolamento social para conter o avanço do coronavírus em Teresina.

Conforme o decreto, as igrejas foram permitidas a funcionar nos dias 1º e 2 de agosto e 8 e 9 de agosto. Nesses dois fins de semana, além dos serviços e rituais religiosos, apenas os seguintes estabelecimentos poderão abrir:

 • Farmácias e drogarias;
 • Serviços de saúde;
 • Serviços de segurança e vigilância;
 • Serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha;
 • Órgãos e profissionais de comunicação e situações comprovadas de urgências e emergências.

Com o início da segunda fase da reabertura das atividades comerciais na capital piauiense nessa segunda-feira (27), as igrejas foram autorizadas a reabrir. A Arquidiocese de Teresina divulgou o protocolo com as medidas de segurança que os templos terão que seguir para evitar o contágio do vírus.

Uma das recomendações previstas no documento é de que o grupo de risco continue acompanhando as celebrações em casa através das plataformas digitais. A igreja orientou também que as crianças menores de 12 anos também não sejam levadas para as missas nesse momento. A lotação máxima deverá ser de 30%.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp