BRASIL

Demanda de carga energia ao Sistema Interligado Nacional cresce em todo o país

A demanda de carga de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 11,8% em janeiro deste ano em relação com o mesmo mês do ano passado. A média atingida foi 68.828 megawatts (MW). Na comparação com dezembro de 2013, o crescimento ficou em 7,2%, com alta de 4,4% no acumulado do ano.

Segundo o Boletim de Carga Mensal de janeiro, divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o aumento da demanda deve-se principalmente “ao uso intensivo de aparelhos de refrigeração no Subsistema Sul e Sudeste/Centro-Oeste”, cujas cargas somadas participam com 78% do total. Também contribuiu para o resultado a aceleração do ritmo da atividade industrial.

O ONS destaca também o comportamento da carga verificado em janeiro de 2013, quando o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste foi marcado pela ocorrência de temperaturas amenas para aquela época do ano.

Outro fator que chama a atenção é o elevado crescimento do Subsistema Norte, cuja taxa se justifica pela integração de Manaus ao Sistema Interligado no dia 9 de julho do ano passado. Sem a carga de Manaus, o crescimento do SIN ficou em 10,4%.

Por subsistema, as variações de carga ficaram em 11,6% no Sudeste/Centro-Oeste, o equivalente a 41.375 megawatts médios (MWm), de janeiro de 2013 a janeiro de 2014; em 11,8% no Sul (12.080 MWm); 4,6% no Nordeste (10.101 MWm); e 30,7% (5.272 MWm) na Região Norte.

 

(Agência Brasil)


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp