PERNAMBUCO

Desde domingo (3) o Recife virou a capital mundial do tênis

A capital pernambucana recebe até o dia 10 de março (domingo) o Recife Open Tenis, torneio masculino que reúne tenistas de 12 nacionalidades para disputar entre si pontos para o ranking mundial da competição.

 

Promovido pela Federação Internacional de Tenis (ITF), conta com uma premiação de U$ 25 mil. O torneio acontece durante uma semana no Prime Tennis Academy, no bairro da Imbiribeira, com entrada gratuita ao público e apoio da Prefeitura do Recife.

 

Programação

 

Desde domingo (3), primeiro dia do evento, foram realizadas 15 disputas divididas em três quadras: a principal, quadra 2 e quadra 3. Após a abertura do evento, às 10h, ocorreram competições simultâneas às 12h, 14h, 16h, 18h e 20h.

 

 

Nesta terça-feira (5), o Recife Open Tenis dá início às disputas em dupla e também à competição da chave principal. Mais uma vez, entre 10h e 18h, haverá partidas simultâneas nas três quadras. Para fechar o dia, a quadra principal recebe uma partida às 20h.

 

 

Na quarta (6) e na quinta-feira (7) só haverá disputas da chave principal. Elas serão realizadas na quadra principal das 10h às 20h, com partidas também na quadra 2 às 18h e 20h. No dia seguinte, sexta-feira (8), apenas a quadra principal estará em funcionamento, recebendo as semifinais das partidas em duplas, das 10h às 20h.

 

 

No penúltimo dia do Recife Open Tenis, sábado (9), serão realizadas as semifinais das partidas simples e a final das duplas, apenas na quadra principal, das 16h às 20h. Fechando o evento, no domingo (10) ocorre o final da disputa simples, às 10h, na quadra principal.

 

Atletas de 12 países participam

 

 

Estão na competição atletas profissionais do Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Casaquistão, Colômbia, Estados Unidos, França, Paraguai, Tunísia, Uruguai e Peru.

 

 

Vale ressaltar que o torneiro masculino é reconhecido internacionalmente, possui o aval da International Tennis Federations (ITF) e faz parte da categoria Futures da ITF, que terá torneios similares em outras 99 cidades do mundo, completando o circuito mundial.

 

 

Por isso, o evento é conhecido por ser uma plataforma para jogadores em ascensão demonstrarem seu potencial e adquirirem experiência no cenário competitivo internacional.

 

 

A expectativa é que a competição atraia não apenas entusiastas do tênis, mas também aqueles interessados em presenciar o surgimento de novas estrelas do esporte. Praticamente todos os maiores jogadores do mundo passaram por torneios promovidos pela ITF, como, por exemplo, o espanhol Rafael Nadal.

 

O Recife Open faz parte do Circuito Banco BRB / Engie de Tênis Profissional com apoio da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Pernambucana de Tênis e patrocínio local da Claro e Secretaria de Esportes da Prefeitura da Cidade do Recife. A realização é da ORGBrasil e Tampa Entretenimento.

 

Pernambuco bem representado

 

Os atletas pernambucanos Wallace Oliveira e Rodrigo Lobo estão na competição.

 

Wallace Oliveira  começou sua jornada aos 12 anos, como boleiro. Foto: Arquivo Pessoal 

 

 

Número 1 no ranking estadual, Wallace começou sua jornada no mundo do tênis aos 12 anos como boleiro. Rapidamente se apaixonou pelo esporte. Aos 14 anos, ele decidiu dedicar-se inteiramente à sua paixão, desde então buscando incansavelmente se destacar nos campeonatos locais e nacionais, visando uma posição de destaque no ranking.

 

 

Hoje, aos 22 anos, coleciona prêmios. Seu mais recente triunfo, conquistando o título de campeão no último campeonato nacional realizado no Recife, solidificou sua posição como um dos principais talentos emergentes no cenário tenístico. “É o meu primeiro torneio internacional e uma oportunidade única para minha carreira como atleta profissional. Estou bastante animado”, comemora Wallace.

 

 

O tenista Rodrigo Lobo, 30 anos, é mais um pernambucano que participa do Recife Open. Ele tem uma história de superação no esporte. Começou a jogar tênis aos 10 anos e teve uma carreira promissora como juvenil, chegando a representar o Brasil em competições sul-americanas.

 

O atleta Rodrigo Lobo com o campeão Gustavo Kuerten, ainda jovem. Foto: Arquivo Pessoal 

 

Foi o pernambucano mais jovem a ganhar um torneio profissional e pontuou na ATP (ranking dos atletas profissionais) na categoria juvenil, além de ser número 1 do Brasil e um dos melhores da América do Sul na época. No entanto, uma lesão grave no braço o obrigou a interromper sua trajetória profissional aos 17 anos.

 

Após quase sete anos afastado das quadras, Rodrigo decidiu voltar a jogar tênis durante a pandemia. Ele começou a dar aulas e, aos poucos, retomou sua paixão pelo esporte. Mesmo enfrentando uma rotina agitada como professor (credenciado pela ATP e ITF), Rodrigo encontrou tempo para treinar e participar de torneios locais.

 

 

Serviço

Quando: de 3 a 10 de março

Horário: a partir das 10h

Local: Prime Tênis Academy (R. Gonçalves de Magalhães, 745. Imbiribeira)

Entrada gratuita

@recife_open

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp