BAHIA

Dilma entrega 2.781 casas no município de Barreiras

A presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca hoje na Bahia para entregar 2.781 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Barreiras, a 750 quilômetros de Salvador. O governador em exercício, João Leão (PP), acompanhará a petista no ato, quando também serão entregues, simbolicamente, por meio de videoconferência, unidades habitacionais para os municípios de Dias D’Ávila, Irecê e Feira de Santana. Os investimentos totalizam cerca de R$ 200 milhões, financiados com recursos do governo federal do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Marcada inicialmente para acontecer na última sexta-feira, a entrega das unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida não ocorreu porque a presidente cancelou a agenda, sem justificativas maiores por parte da Presidência da República. O governador Rui Costa não poderá participar do ato, pois está em viagem pelos países da Itália, Alemanha e Espanha com o objetivo de atrair novos investimentos nas áreas de energia solar e da indústria farmacêutica para a Bahia.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom), o principal foco da viagem é captação de empresas produtoras de medicamentos e equipamentos na área de saúde, além de desenvolvedoras de tecnologias ligadas a energias renováveis e inovações na educação, com a aproximação entre ensino e mercado. Também será discutida na viagem a reativação de convênio com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que pode atrair R$ 50 milhões para a agricultura familiar baiana.

Com a visita de hoje, será a quinta vez que Dilma Rousseff vem à Bahia apenas este ano, em que tem enfrentado grave crise política, econômica e de credibilidade no País. No entanto, após a reforma ministerial que entregou ao PMDB sete importantes ministérios e arrefeceu os ânimos. A Bahia é o estado onde a presidente teve 4,7 milhões de votos contra 2 milhões de Aécio Neves (PSDB), uma diferença de 2,7 milhões.
O estado é considerado um dos principais colégios eleitorais da presidente. A vinda da comandatária do País para a Bahia faz parte de uma agenda de visitas aos estados nordestinos, região onde concentrou bom número de votos. A estratégia é recuperar seu apoio junto às camadas populares e levantar sua popularidade, que apresentou intensa queda, inclusive em solo baiano, com reprovação de 84%.

Apesar da boa aprovação de Dilma em solo baiano ano passado, em 2015 o cenário é diferente. Dilma está com o maior índice de desaprovação entre os brasileiros: 69%. O número divulgado pelo Ibope, a pedido da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), é um ponto percentual a mais do que o registrado há três meses, quando 68% dos entrevistados reprovavam o governo petista.
Em junho, a presidente Dilma esteve na Bahia em outras duas ocasiões. No dia 11 do referido mês, a dirigente participou do V Congresso Nacional do PT realizado em Salvador com a participação de Lula e outras figuras do alto escalão do partido. Oito dias depois, Dilma participou da inauguração da planta de uma fábrica em Camaçari.

Em agosto, foi a vez de Juazeiro receber unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida com a presença da mandatária do país. No dia 25 de fevereiro deste ano, no município de Feira de Santana, ela entregou 920 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, que beneficiaram 3,6 mil famílias da cidade.
Na ocasião, ela cumpriu sua primeira agenda institucional deste ano, seguindo a estratégia do Planalto de sair do isolamento que mantinha no início do ano, quando se agravaram os escândalos envolvendo a Petrobras. Ela esteve acompanhada do governador da Bahia Rui Costa (PT), dos ministros da Defesa, Jaques Wagner (PT), das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e da Secretaria de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann. 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp