Funcionários do Itamaraty expressaram frustração com Reajuste Salarial
247 – Diplomatas do Itamaraty aprovaram, nesta segunda-feira (12), um indicativo de greve, algo inédito na história do Ministério das Relações Exteriores, como resposta à proposta de reajuste salarial apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação, informou Jamil Chade, do UOL.
A decisão foi tomada em uma Assembleia Geral Extraordinária da Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB Sindical), onde 95% dos presentes votaram a favor do indicativo. A proposta do governo, que previa aumentos salariais não lineares variando de 7,8% a 23% entre 2025 e 2026, foi considerada “muito abaixo das expectativas”, especialmente em comparação à proposta original do sindicato, que sugeria um reajuste linear de 36,9%.
A categoria argumenta que a estrutura de promoção estagnada e as poucas oportunidades de ascensão profissional têm gerado grande insatisfação, principalmente entre as gerações mais recentes de diplomatas. Além disso, destacam que muitos profissionais estão estagnados em classes iniciais ou intermediárias, com reajustes insuficientes para compensar as perdas inflacionárias dos últimos anos.
O indicativo de greve ocorre em um momento crítico, às vésperas das reuniões do G20, presidido pelo Brasil. A greve, caso confirmada, poderá impactar também importantes eventos internacionais que o país sediará, como as cúpulas do G20, ou participará, como a cúpula do BRICS
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.