Brasil

Dirigentes do SBAU comemoram data considerada marco da arborização nacional após medidas

– O dia 06 de dezembro de 2021 ficará marcado como uma importante data para a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e para arboricultura brasileira, como o dia do protocolo do projeto de lei n° 4309/2021 que propõe a criação da Política Nacional de Arborização Urbana (PNAU), avaliou o presidente da SBAU, Sérgio Chaves,  diante de fato extraordinário registrando momento histórico para o setor.

– A PNAU é o resultado de quase dois anos do trabalho do Grupo de Trabalho formado por 17 especialistas das áreas de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Engenharia, Ambiental, arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito e Paisagismo de nove estados da federação, inseridos no âmbito do Comitê Brasileiro de Normalização e Certificação da SBAU, argumentou.

Segundo ele, “o texto foi entregue ao Deputado Federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP) pelo Presidente da SBAU Sérgio Chaves e pelo Coordenador do Grupo de Trabalho Dr. Daniel Caiche. Estiveram presentes os vereadores e presidentes das Comissões de Meio Ambiente das cidades de Ribeirão Preto/SP e São Carlos, Marcos Papa e Djalma Nery  e ainda pesquisador Dr. Alessandro Zabotto”.

Agora, conforme observou, o projeto será analisado pela Câmara dos Deputados e se aprovado trará avanços para a arboricultura brasileira como a obrigatoriedade da elaboração dos planos nacional, estaduais e municipais de arborização urbana; a criação do Sistema Nacional de Informações sobre Arborização Urbana (SISNAU); além do entendimento da Arborização Urbana como uma infraestrutura essencial para a vida nas cidades e direito de todas e todos.

O deputado também acolheu o requerimento da presidência da SBAU para tornar o dia 16 de setembro como *l”Dia Nacional do Arborista”.

– Gostaria de agradecer a todas e todos do grupo por acreditarem no projeto e por terem se dedicado tanto, comentou.

– Apesar de estarmos passando por tempos tão difíceis, esse processo de construção da PNAU foi de muita alegria, aprendizado, novas conexões e amizades.

– Estou muito honrado e me sinto muito grato!, comemorou.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp